Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Aprovada proposta de remuneração a monitores do Amapá Jovem

Projeto de lei do Poder Executivo Estadual visa garantir a remuneração de monitores que atuarão no programa.

Por Redação
28/03/2018 17h47

Programa Amapá Jovem foi lançado pelo governo do Estado em 2017, como uma importante ferramenta de valorização da juventudePrograma Amapá Jovem foi lançado pelo governo do Estado em 2017, como uma importante ferramenta de valorização da juventude

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 28, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Estadual que garante a abertura de um crédito especial, no valor de pouco mais R$ 1,4 milhão, ao orçamento vigente. O recurso adicional é necessário para assegurar a remuneração de jovens de 18 a 29 anos que atuarão como monitores no Programa Amapá Jovem. Com a aprovação, o governador do Amapá, Waldez Góes, deverá sancionar a lei nos próximos dias.

A medida tem como objetivo incluir e garantir oportunidades aos jovens dos 16 municípios do Amapá, que, sob a orientação de profissionais capacitados, poderão atuar no programa ao  ministrar oficinas e conteúdos previamente preparados e adequados à faixa-etária do público beneficiado pelo Amapá Jovem, que compreende a população de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. Além de ministrar oficinas, os monitores serão responsáveis por acompanhar o desempenho e o controle de frequência dos alunos, elaboração de relatório de conteúdo, entre outras atividades.

A secretária extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Joelma Santos, destaca que as inscrições para o processo seletivo de jovem monitor iniciarão ainda no primeiro semestre de 2018 e serão abertas para os 16 municípios. Os candidatos passarão por um filtro que avaliará alguns critérios, como o perfil socioeconômico. Joelma acrescenta que, se aprovado, o jovem passará por um processo de triagem que medirá suas habilidades e classificará o nível em que ele se enquadra. “Esta medida permitirá ampliar ainda mais o leque de oportunidades aos jovens amapaenses”, ressaltou a secretária, destacando que os recursos do crédito especial são do Tesouro Estadual.

Amapá Jovem

Instituído pela Lei nº 1.342/09, o Amapá Jovem teve início em 2009, durante o segundo mandato de Waldez Góes. Nesse período, o programa chegou a atender mais de 10 mil jovens em 11 municípios do Estado, onde foram observados resultados significativos como a redução da violência e da evasão escolar. Contudo, sua execução foi interrompida na gestão posterior.

Em 2017, o programa foi reformulado, tornou-se mais moderno e abrangente, adaptando-se ao Estatuto da Juventude. A reformulação trouxe duas grandes mudanças: a utilização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para cadastramento e triagem dos jovens, além da adaptação do programa ao Estatuto da Juventude de 2013.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!