“A Plataforma Sacaca é um presente para a população amapaense”, diz filho do pesquisador
A cerimônia de lançamento ocorreu na Ueap e contou com a presença da comunidade acadêmica e de representantes de universidades e instituições de pesquisa
Secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, explicou o funcionamento da ferramenta
Já está no ar o mais novo ambiente virtual de pesquisa do Amapá, a Plataforma Sacaca. O lançamento da nova ferramenta ocorreu nesta sexta-feira, 6, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), onde representantes de diversas instituições científicas e tecnológicas do Estado prestigiaram a cerimônia.
Para conhecer a ferramenta basta acessar: plataforma.sacaca.ap.gov.br e navegar pelo que é produzido de ciência no Amapá. Nela estão inseridas informações completas de pesquisadores e seus trabalhos no Estado, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além de ser uma ferramenta de pesquisa para a sociedade, o ambiente virtual também serve como portal de divulgação científica, com informações de eventos científicos, bolsas e editais relacionados à pesquisa e tecnologia.
O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, destacou a importância das parcerias com as universidades, institutos e órgãos que estudam e discutem a pesquisa. “Estamos lançando hoje um novo e inovador modelo de instrumento de propagação científica, onde se concentram, em um único lugar, todas as informações das pesquisas realizadas em nossas universidades e instituições que usam ou fazem ciência no Amapá”, enfatizou.
José Souza, filho de Raimundo dos Santos Souza, o “Sacaca”, disse que a Plataforma com o nome de seu pai é um “verdadeiro presente para a população amapaense e que o instrumento é um avanço para a ciência no Amapá”.
A reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, destacou que a Plataforma capta e mostra o potencial da ciência regional. “O Amapá precisa dessas inovações para mostrar a nossa capacidade científica e incentivar os nossos futuros pesquisadores”, considerou a reitora.
O reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Perseu Aparício, também elogiou o ambiente virtual. “A Ueap está presente na Plataforma com as produções de 172 pesquisadores de nossa instituição. E todos esses trabalhos estão disponíveis para toda a população”, disse o reitor.
Rafael Pontes reiterou que as instituições de pesquisa no Amapá devem enviar os dados de seus pesquisadores para serem acrescentados na Plataforma. Inicialmente, a Sacaca conta com os dados de pesquisadores da Unifap, Ueap, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!