Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Segunda fase de matrículas na rede estadual inicia em janeiro

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que as matrículas do ano letivo de 2016 iniciarão a 2ª fase online, no período de 18 a 22 de janeiro

Por Redação
29/12/2015 16h04

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que as matrículas do ano letivo de 2016 iniciarão a 2ª fase online, no período de 18 a 22 de janeiro.  O objetivo é aperfeiçoar o processo, evitando filas e possibilitando um maior planejamento das unidades escolares, a fim de cumprir a lei e garantir o direito à educação.

O processo de matrícula para o ano letivo de 2016 iniciou com a Chamada Escolar realizada nos meses de outubro e novembro de 2015. O levantamento detectou 25 mil novos alunos que devem ingressar no ensino ofertado pelo Estado no próximo ano.

O passo seguinte se dará através do reordenamento entre as redes de ensino (Estado e municípios de Macapá e Santana, que já concluiu essa etapa no início do mês de dezembro.

Seguindo o cronograma, o Estado e o município de Macapá passarão pelos mesmos procedimentos no período de 6 a 13 de janeiro, quando serão alinhados todos os detalhes de acolhida dos novos alunos, como por exemplo, projeção da oferta de vagas, modalidades de ensino, organização da equipe técnica, entre outros.

A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que as mudanças nas matrículas ocorreram para melhor atender a sociedade. Ela diz ainda que desde o início da gestão já estava se planejando a mudança que sinalizava uma matrícula diferenciada para evitar filas ou até mesmo casos de sorteios de vagas.

“Para alcançar a meta foi criado um sistema online para dar mais comodidade aos pais ou responsáveis. A página na internet é conversativa, o que facilita a utilização. As escolas montam um mapa com o número de vagas de modo que, esgotada a capacidade de alunos em uma determinada escola, será utilizada outra opção, e assim por diante”, ressaltou.  

A última fase será a entrega documental, que começará no dia 25 de janeiro estendendo-se até 3 de fevereiro e será dividida em fases: nos dias 25 e 26 será especificamente para matrículas de alunos no ensino fundamental I, dias 28 e 29 para o ensino fundamental II e de 1 a 3 de fevereiro de 2016 acontece a confirmação para o ensino médio.

O calendário de matrículas também aponta o período de 1 a 16 de fevereiro de 2016 para os pais que não participaram, por ventura, do processo de matrículas para terem também a oportunidade de acessarem o sistema para um novo cadastro. Serão disponibilizadas pelo Governo do Estado centrais de atendimento para orientações e acesso facilitado.

Serão dois pontos de apoio, no Conselho Tutelar da Zona Sul e Norte com acompanhamento dos técnicos da Seed, assim como todas as escolas estarão disponíveis para o processo. “A matrícula deverá ser efetivada de fato na terceira e última fase, quando os responsáveis realizarem a entrega documental nas escolas. A data para o procedimento será informada na finalização da 2ª fase pelo sistema. É importante ressaltar que o Estado assegura a vaga e não o local onde o aluno pretende estudar, caso estejam esgotadas todas as vagas. O processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público”, disse Edilene Dias.

Os interessados podem acessar o site nas datas previstas. O endereço eletrônico é www.chamadaescolar.ap.gov.br

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!