Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 6 mil pessoas já entregaram documentos para o processo de transposição no Amapá

Recepção dos documentos está acontecendo desde o dia 4 de abril e seguirá de forma ininterrupta até o dia 3 de maio.

Por Redação
13/04/2018 15h52

Interessados ainda têm 20 dias para entregar documentos. Sead aconselha que não deixem para realizar processo na última horaInteressados ainda têm 20 dias para entregar documentos. Sead aconselha que não deixem para realizar processo na última hora

O atendimento para as pessoas que almejam entrar para o quadro de servidores da União através da Emenda Constitucional (EC) 98 – procedimento conhecido como transposição – continua de forma ininterrupta até o dia 3 de maio. Faltando 20 dias para o fim do prazo, mais de 6 mil pessoas já fizeram a entrega dos documentos nos três postos de atendimentos montados em Macapá.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos do ex-Território da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Ilana Vilhena, a procura pelo atendimento diminuiu pela metade nos últimos dias. “Nós continuamos disponibilizando 400 senhas diariamente, mas a procura caiu pela metade esses dias. Nós aconselhamos que quem tenha interesse no processo, procure logo um posto de atendimento e não deixe para a última hora”, ressaltou Ilana.

A recepção dos documentos está acontecendo desde o dia 4 de abril, diariamente, inclusive aos fins de semana e no feriado de Tiradentes, dia 21 (sábado).

Esio Wellington Nunes, 41 anos, procurou o posto de atendimento do Super Fácil do Novo Buritizal, na Zona Sul da cidade, para dar entrada no processo de transposição. Ele afirmou que o atendimento foi rápido e que os atendentes estão preparados para receber a população. “Não demorei nem meia hora na fila, e já consegui ser atendido. Os atendentes também foram bastante atenciosos e me tiraram todas as dúvidas necessárias”, explicou Nunes.

Esio Wellington Nunes, 41 anos, atestou o rápido atendimento no Super Fácil da Zona Sul, ao entregar seus documentos

Novas categorias

No dia 10 de abril, a Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 817/2018 aprovou o parecer do relator Romero Jucá, acatando duas emendas que contemplam cinco novas categorias no processo de transposição. A primeira emenda diz respeito aos servidores da segurança pública, são 516 policiais civis aprovados em concurso público no ano de 1993 e que não estavam incorporados na transposição para o quadro da União. A emenda foi acatada pelo relator e segue para votação nos plenários da Câmara e Senado. A outra emenda se refere aos servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), das Câmaras de Vereadores, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Estadual (MP/AP), que passam a ter direito à transposição.

A gerente de Recursos Humanos do ex-Território da Sead lembrou que essas categorias também devem realizar a entrega dos documentos até às 18h do dia 3 de maio. “É importante que eles se antecipem, mesmo nos casos que ainda precisam da aprovação do Congresso, pois, assim que for confirmado, eles já terão seus documentos entregues”, aconselhou a gerente.

Processo

Nesta etapa da transposição, os interessados devem apresentar os documentos pessoais que comprovem vínculo com o poder público no período de outubro de 1988 a outubro de 1993, assim como um requerimento e um termo de opção, os quais deverão ser preenchidos e entregues nos postos de atendimento. E, também, disponibilizar um endereço de e-mail para acompanhamento do processo. Para dar mais celeridade no processo, o Governo do Amapá disponibilizou os dois documentos necessários no site da Sead, para que o interessado imprima e preencha com antecedência, além de um serviço de xérox dentro do Super Fácil.

As pessoas que residem no interior do Amapá ou em outros Estados e que tenham tido vínculo com o ex-Território e queiram passar para o quadro da União, também devem se deslocar até Macapá para a entrega dos documentos. No entanto, existe a possibilidade de o interessado assinar uma procuração para que outra pessoa entregue os documentos em seu nome.

Postos de atendimento

O posto montado pelo Estado em Macapá foi o Super Fácil Zona Sul, na Rua Claudomiro de Moraes, bairro Novo Buritizal. Os interessados podem, ainda, procurar a sede da Superintendência de Administração do Ministério do Planejamento no Amapá (Samp), na Rua Odilardo Silva, esquina com a Avenida Coaracy Nunes, Centro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!