Governo vai revitalizar feiras e parques de exposições em Macapá e Amapá
Feiras que serão revitalizadas são de três bairros de Macapá e os parques de exposições são o da Fazendinha e João Pompilho.
Os trabalhos incluem pintura, reforma dos banheiros, limpeza do entorno, entre outros reparos
O Governo do Amapá vai iniciar, neste mês, a revitalização das três principais feiras de Macapá e dos parques de Exposições da Fazendinha, em Macapá, e João Pompilho, no município de Amapá. Os trabalhos incluem pintura, reforma dos banheiros, limpeza do entorno, entre outros reparos necessários para proporcionar aos feirantes e clientes um espaço mais agradável. O Estado deve assinar até sexta-feira, 4, o contrato com a empresa que executará os serviços.
As feiras que serão revitalizadas são as dos bairros Buritizal, Pacoval e Jardim Felicidade. Segundo informou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, esses espaços estão no cronograma de obras do governo.
Ele ressaltou que, após os serviços, o Estado deve sentar com os feirantes e produtores, que utilizam os locais, para tratar sobre a manutenção. “Vamos entregar as feiras reformadas e é importante que quem usa o espaço preserve o local mantendo sempre limpo e evitando as depredações, pois o Estado fará a parte dele e o cidadão precisa colaborar”, ponderou Nobre.
Agropecuária
Já os parques de exposições da Fazendinha e de Amapá serão revitalizados para que possam ser utilizados com atividades voltadas à agropecuária o ano todo. “Essa era uma demanda recorrente e demos esse primeiro passo para que a concretização saísse do campo das discussões”, declarou o secretário de Desenvolvimento Rural.
Além de eventos agropecuários, o Parque de Exposições João Pompilho também vai servir para atividades dos cursos de engenharia agronômica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), onde foi aberto, recentemente, um polo da Ueap no município de Amapá, para atender a Região dos Lagos, que abrange os municípios de Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, além da cidade de Amapá.
O Parque de Exposições da Fazendinha, na capital, também deve concentrar as atividades do setor agropecuário. Um escritório do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) começa a funcionar nos próximos dias no local. E uma vitrine da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também será instalada dentro do parque. Nesse espaço, os estudantes e interessados na agropecuária terão a oportunidade de conhecer sobre pastagens e técnicas utilizadas na produção rural.
O Parque de Exposições da Fazendinha receberá, no final de maio, a primeira exposição de búfalos do Amapá. O evento deve abrir as discussões sobre bubalinos e a importância deles para a economia amapaense. “Temos o segundo maior rebanho bubalino do país e, precisamos desenvolvê-lo e incluí-lo como mais um fator importante para a economia do estado”, considerou Robério Nobre.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!