Governo empossa novo gestor da Secretaria de Juventude
Pedro Filé assume a pasta com a missão de consolidar as políticas para o público juvenil, como o Programa Amapá Jovem.
Governador Waldez Góes destacou o trabalho de Pedro Filé em prol da juventude amapaense
O governador do Amapá, Waldez Góes, empossou nesta quinta-feira, 3, o jornalista Pedro Lourenço da Costa Neto como novo gestor da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Dessa forma, a pasta deixa de ser administrada pela policial civil Joelma Santos devido ao prazo de desincompatibilização eleitoral. A solenidade aconteceu no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense, e contou com a presença de jovens integrantes de grupos de capoeira e da Banda de Fanfarra da Escola Estadual Nilton Balieiro, além de participantes de movimentos estudantis.
Aos 34 anos, o novo gestor - que é popularmente conhecido como Pedro Filé - possui um histórico de luta em prol da juventude amapaense. Ele é ex-presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), presidente do Conselho Municipal de Juventude, coordenador-geral da Federação dos Universitários (Feuni) e membro do Fórum Estadual de Combate às Drogas e do Conselho Estadual de Juventude. Durante a solenidade, ele afirmou que pretende dar continuidade ao importante trabalho desenvolvido pela Sejuv – secretaria responsável por coordenar e articular as políticas voltadas ao público juvenil.
Durante a solenidade, Joelma Santos, que passou pouco mais de um ano à frente da pasta, destacou como avanços para a juventude amapaense, a implantação do programa federal ID Jovem no Amapá, instalação do Conselho Estadual da Juventude, Projeto Jovem Trabalhador, Fórum de Combate às Drogas, realização do Mês da Juventude e o lançamento do Amapá Jovem, programa reformulado pela atual gestão, cuja meta é beneficiar 15 mil pessoas de 15 a 29 anos.
Pedro enfatizou que pretende manter um diálogo com os jovens amapaenses e que o compromisso de sua gestão é dar continuidade às políticas que já vem sendo executadas pela pasta. “Algumas de nossas metas são desenvolver o primeiro Fórum de Discussão de Segurança Pública para a Juventude e incentivar o empreendedorismo juvenil. Queremos fazer com que a Sejuv possa se fortalecer como um ponto de referência aos jovens amapaenses”, disse o novo secretário.
Waldez Góes frisou que a escolha de Pedro Filé para gerir a Sejuv levou em consideração, também, critérios técnicos, visto que, afirmou o governador, trata-se de uma pessoa que dedicou boa parte da sua vida em defesa da juventude. Góes enfatizou que a principal missão do novo gestor é consolidar as políticas propostas pelo Amapá Jovem. “Agora temos todo um aparato de legislação e de recursos orçamentários e financeiros voltados às políticas transversais que estão dentro do arcabouço do Amapá Jovem, uma política de Estado que tem o objetivo de fortalecer a nossa juventude”, ponderou o chefe do Executivo.
O estudante Alex Farias, 17 anos, participou da solenidade. Ele é aluno do 3º ano do Colégio Amapaense e presidente da Câmara Jovem de Macapá. Em seu discurso, destacou a importância do esforço em buscar mais qualidade de vida e oportunidades aos jovens. "É importante que as pessoas saibam que nós, jovens, temos a capacidade de mudar a sociedade e o local onde vivemos", frisou Farias, acrescentando a importância de o poder público manter o diálogo com a juventude.
A cerimônia contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!