Candidatos precisam de rendimento mínimo de 60% na última fase do concurso da Politec
Formação é voltada para perito médico legista, sob a coordenação da Aifa em parceria com a EAP. Participam desta fase eliminatória, 20 candidatos.
Formando em medicina no Amapá há menos de um ano, Yuri Sena agora busca uma vaga de perito médico legista na Politec
Começou nesta segunda-feira, 7, a quarta e última fase do concurso para perito médico legista da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec). A aula inaugural do Programa de Formação ocorreu no auditório da Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá. O curso terá duração de dois meses e ocorrerá na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), também na capital, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Nesta última fase, os 20 candidatos participantes precisam alcançar rendimento mínimo de 60% nas avaliações de conhecimentos específicos das disciplinas. Quem não alcançar será eliminado. O mesmo vale para quem não obtiver 75% de frequência mínima. Na aula inaugural, os participantes conheceram as atribuições do médico legista, a base do fluxograma da Polícia Técnico-Científica, as áreas de atuação do órgão no Amapá e assistiram a uma palestra da psicóloga e coach Ruimarisa Penha.
O policial militar Yuri Sena é um dos candidatos aprovados nas três primeiras fases. Ele se formou em medicina, há menos de um ano, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), e agora busca uma das 20 vagas imediatas ofertadas pelo governo do Estado com salário inicial de R$ 10 mil, para os cargos de perito médico legista e perito médico legista com especialização em psiquiatria. “A Politec tem um plano de carreira muito bom para médico e é uma excelente oportunidade para quem está iniciando na carreira, como eu", observou.
Responsável por presidir a solenidade, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Carlos Souza, disse que, ao ofertar o curso, o governo investe na capacitação do servidor público para que ele possa melhorar a qualidade de seu trabalho, o que se reflete nos serviços prestados à sociedade. “Daqui, sairão profissionais empoderados para atuar com qualificação e seriedade em benefício da qualidade de vida da população”, considerou.
Também presente no evento, a secretária de Estado da Administração (Sead), Suelem Amoras, ressaltou que a formação de perito médico legista é a primeira, de uma série de cursos na área da segurança pública. “Teremos, em sequência, a capacitação dos candidatos dos concursos das polícias Civil e Militar”, anunciou.
A Escola de Administração Pública, autarquia vinculada à Sead, ficou responsável pela contratação dos instrutores e palestrantes que ministrarão as disciplinas das formações dos candidatos dos concursos da segurança pública em andamento.
Além dos titulares da Sejusp e Sead, estiveram presentes na aula inaugural, o diretor da Politec, Salatiel Guimarães, a diretora-presidente da EAP, Cristiane Vilhena, coordenadora da Aifa, Jacinta Pernambuco e o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais (Sinapo), Amaury Suzart.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!