Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo orienta sobre os serviços que serão oferecidos na UPA Zona Sul

Unidade será entregue nos próximos dias pelo Governo do Amapá e é destinada ao atendimento de urgência e emergência de média complexidade.

Por Redação
08/05/2018 13h42

O paciente que chegar à unidade receberá o socorro o médico para o controle do problema e detalhamento do diagnóstico

Com capacidade para realizar 150 atendimentos por dia, podendo chegar a 4.500 por mês, a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) Zona Sul, será inaugurada nos próximos dias. Localizada numa das principais regiões de Macapá, com aproximadamente 230 mil habitantes, concentra 57% da população que vive na capital.

O grande número de habitantes, por consequência, concentra a maior parte dos atendimentos de saúde. Para explicar o fluxo da assistência, antes da inauguração, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), orienta sobre quais serviços serão oferecidos.

A UPA Zona Sul funcionará 24h por dia. A unidade tem estrutura para atendimentos de complexidade intermediária, que são casos com gravidade média de urgência e emergência. Entre eles estão problemas de pressão, corte com pouco sangramento, queda com torsão e muita dor, queda com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores no peito e vômito constante.

O paciente que chegar à unidade receberá o atendimento médico para o controle do problema e detalhamento do diagnóstico. Na UPA, o paciente será estabilizado e, quando necessário, será encaminhado ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá. O principal objetivo deste tipo de unidade é concentrar o atendimento aos pacientes menos graves e, também, alguns de maior gravidade, para que o HE possa se dedicar àquelas situações mais complexas.

A orientação reforça a campanha Mais Saúde, lançada pelo Governo do Estado em 2017, com o slogan "Quando você sabe onde ir, a saúde não perde tempo". A intenção é deixar o cidadão ciente sobre qual tipo de estabelecimento de saúde pública pode procurar de acordo com a gravidade do caso. Se o usuário procurar atendimento no lugar correto, prioritariamente na atenção básica, o Estado poderá potencializar o atendimento das especialidades, diminuindo ainda mais as filas e aumentando a qualidade do cuidado.

Atendimentos no HE

O HE é a unidade que deve atender casos de alta complexidade e emergência, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPAs ou por ambulâncias, além de fazer atendimento clínico-geral em diversas especialidades. Ele funciona 24h e com cuidados para média e alta complexidade.

Tem prioridade, pacientes com maior gravidade, acidentes de trânsito envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros. Assim como nas UPAs, o atendimento é prioritariamente para pacientes em risco, sendo orientado pela classificação de risco.

Atendimentos na UBS

As UBSs atendem traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros. Além disso, oferecem consultas de rotina com clínico-geral, pediatra e com o ginecologista, quem que cuida da saúde da mulher e faz o pré-natal, além de receitas e vacinas.

As UBSs têm o compromisso de atender às pessoas na região onde moram ou trabalham. Nesses locais, os profissionais de saúde se articulam com outros hospitais da rede, para solicitar exames ou internações.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!