Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo reforça ações de vigilância em saúde em Laranjal do Jari

Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) enviou servidores, hipoclorito de sódio e doses de vacinas para o município.

Por Redação
16/05/2018 17h52

Equipes da SVS contarão com auxílio de um caminhão baú para ajudar no transporte de materiais em Laranjal do JariEquipes da SVS contarão com auxílio de um caminhão baú para ajudar no transporte de materiais em Laranjal do Jari

Na tarde desta quarta-feira, 16, o Governo do Amapá enviou equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) ao município de Laranjal do Jari, no Sul do Estado. O objetivo é reforçar as ações de prevenção em saúde após a nova cheia que ocorreu na cidade.

Foram enviados 8.500 frascos de hipoclorito de sódio, para o tratamento da água, e 400 doses de vacinas, além de um caminhão baú e três picapes para o transporte do material e dos profissionais.

De acordo com o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, a ação garantirá o controle, combate e diminuição dos casos das doenças já registradas, e evitará com que novos tipos de enfermidades surjam nos bairros afetados.

“A superintendência terá duas linhas de atuação. Uma é a preocupação com a água. Outra questão é o controle de vetores, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Para a prevenção de doenças transmitidas pela água, faremos uma ação de educação em saúde e distribuição de hipoclorito. Para as questões vetoriais, deslocaremos a equipe do núcleo de vetores da superintendência com os equipamentos de borrifação, que serão usados, se necessário”, explicou o superintendente.

A equipe de imunização reforçará a quantidade de vacinas já distribuídas para o município, principalmente para prevenção de gripes e de doenças como hepatite, febre amarela, dentre outras. A SVS atuará também com um caminhão baú e apoio logístico no transporte dos desabrigados junto às equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) e Super Fácil.

Situação

De acordo com informações da Cedec, 24 famílias estavam desabrigadas e 92 desalojadas, totalizando 414 pessoas afetadas. Nesta quarta-feira, 16, o nível do Rio Jari chegou a 2,76m. Foram registrados 827 casos de doenças diarreicas agudas, 7 casos de doenças por animais peçonhentos, 5 de pneumonia e 3 de hepatite.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde