Produtores conhecem as vantagens da inseminação artificial em búfalos
Pelo menos 40 pecuaristas participam dos eventos, que integram o circuito da TecnoAgro Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Produtores aproveitaram para tirar dúvidas sobre o processo de inseminação artificial nos animais
“A Introdução à Inseminação Artificial” em búfalos está entre as palestras e oficinas promovidas na 1ª ExpoBúfalo do Amapá, voltada à pecuaristas e produtores rurais de várias regiões do Estado. Pelo menos 40 pecuaristas participam dos eventos, que integram o circuito da TecnoAgro Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha.
De acordo com a médica veterinária e professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Elizabeth Machado Barbosa, responsável pela palestra no período da manhã e oficina pela parte da tarde, que trata sobre a introdução à inseminação artificial, o principal objetivo do encontro é oferecer conhecimento sobre as novas tecnologias implantadas nas fazendas no Amapá, como prática de manejo moderno e orientação sobre as fases do processo de inseminação artificial em búfalos com demonstração de aparelho reprodutor masculino e feminino.
“Vamos fazer as demonstrações nas peças de matadouro da técnica de inseminação artificial convencional. É um processo que já acontece no Amapá, temos alguns fazendeiros que já utilizam essa prática há mais de vinte anos, com orientação e acompanhamento de especialista na área”, explicou a médica veterinária.
Cerca de 40 produtores de diversas regiões do Estado participam do encontro, são pecuaristas dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Santana, Ferreira Gomes, dentre outros. Um dos assuntos abordados durante a palestra foi alternativa para plantio de capim, medicamentos adequados e saber escolher o melhor animal para reproduzir.
O pecuarista e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçú Colares, que participou das orientações, parabenizou a iniciativa do governo do Estado em proporcionar um evento especificamente para tratar do setor da pecuária, atingindo um grande número de produtores e pecuaristas que precisam desse conhecimento prático de como fazer o processo de inseminação em suas propriedades.
“Pelo menos três produtores que desenvolvem a inseminação artificial em suas propriedades aqui no Amapá, estão expondo seus animais na Expobufálo. E são animais de excelente qualidade, o que comprova o sucesso dessa prática”, reforçou Colares.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!