Governo reforça policiamento com entrega de viaturas, em Santana
Quatro veículos substituirão viaturas antigas, outros três são novos. Um deles foi destinado ao Policiamento Escolar na baixada do Ambrósio.
Solenidade de entrega ocorreu no 4º Batalhão da Polícia Militar
O Governo do Estado do Amapá entregou nesta terça-feira, 5, sete novos veículos à Polícia Militar (PM/AP), que serão destinados ao reforço do policiamento no município de Santana. A entrega das viaturas ocorreu na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar, que atende à cidade. São cinco viaturas e dois carros maiores, do tipo Duster, sendo um destinado ao reforço do policiamento nos bairros próximos à Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na Baixada do Ambrósio, na Área Portuária.
A escola foi a terceira a adotar o modelo de gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) com órgãos de segurança pública, neste caso, com a Polícia Militar. As outras duas são da capital Macapá e já estão no segundo ano de gestão compartilhada: a Escola Estadual Antônio Messias (com a PM) e a Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral (com o Corpo de Bombeiros Militar).
Durante a entrega dos veículos o governador Waldez Góes ressaltou que a segurança pública sempre foi uma prioridade da gestão. Ele anunciou que o município de Santana, receberá este reforço de reaparalhamento, obras e pessoal. "Estamos substituindo quatro viaturas antigas do batalhão. No segundo semestre, haverá novos delegados, novos agentes e novos policiais para reforçar a segurança na cidade", declarou.
O chefe do Executivo anunciou, também, para o segundo semestre, a execução de novas obras em Santana, como a construção do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai) e a reforma do 4º Batalhão da PM. "Nosso objetivo é aparelhar o município com recursos humanos, equipamentos, tecnologia e infraestrutura física, para modernizar, cada vez mais, o atendimento à sociedade", destacou Waldez Góes.
O secretário de Estado da Justiça e Segurança (Sejusp), Carlos Souza, informou que os veículos são resultado de emendas da bancada parlamentar amapaense com recursos do Ministério da Justiça. "Além dessas viaturas, Santana será contemplada com quase R$ 10 milhões de investimentos na segurança pública, só neste primeiro momento, divididos em reaparelhamento, obras e pessoal", destacou.
De acordo com o secretário, o município deverá receber, ainda, cerca de 100 policias militares aprovados no concurso público da corporação, que está em andamento, pelo governo do Estado. "Com a conclusão das turmas dos aprovados no concurso, Santana receberá esse reforço, permitindo que a PM realize, de forma mais efetiva, o policiamento ostensivo/preventivo, focando na sua vocação que é prevenir os crimes", evidenciou Souza.
O comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira, disse que os veículos serão destinados a setores que desenvolvem atividades relacionadas ao combate e prevenção da violência. "Seis viaturas prestarão serviços a todo o município, atendendo às ocorrências policiais, fazendo a prevenção de crimes e uma viatura vai atender, exclusivamente, o Policiamento Escolar na Baixa do Ambrósio e bairros próximos”, explicou.
Presente na solenidade de entrega, o aposentado Francisco Matos ficou agradecido com os investimentos do Estado na segurança pública de Santana. "Isso veio no momento certo, porque a falta de segurança é um problema que vemos em todo o Brasil e, sabemos do trabalho incansável da Polícia Militar em proteger os cidadãos", avaliou.
Policiamento Escolar
Ainda na agenda de Santana, o governador visitou a Escola Afonso Arinos, que receberá um dos veículos para o Policiamento Escolar e reforço da segurança nos bairros próximos à instituição de ensino.
Durante a visita, o gestor ouviu o depoimento de funcionários que falaram sobre as mudanças que aconteceram no local, depois que a escola aderiu ao modelo de gestão compartilhada entre a Seed e a PM/AP. "Além de dar aos nossos alunos uma educação de qualidade e diferenciada, a segurança foi reforçada, refletindo na diminuição da violência dentro e fora da escola", observou a professora Inaguara Lopes Corrêa, que trabalha no local há 26 anos.
A professora Aurivete Manfredo Peres também trabalha na escola há 26 anos. Ela relata que já presenciou vários casos de violência dentro e fora da escola, fato que mudou com a gestão compartilhada. "Eu mesma já havia sido assaltada no caminho do trabalho e, no dia seguinte, queira trocar de escola. Mas, hoje, com essa nova gestão, penso em me aposentar aqui", falou emocionada.
A Escola Afonso Arinos atende 717 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a maioria é da Área Portuária de Santana e de bairros próximos. Para receber os estudantes durante o ano letivo de 2018, a instituição passou por uma reforma e adquiriu novos equipamentos com investimentos de R$ 350 mil. A escola é 100% monitorada com 32 câmeras, conta com 12 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva e complexo administrativo, além de possuir corpo docente completo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!