GEA investe em recursos humanos e amplia atendimentos na UPA da Zona Norte
Com as melhorias feitas pelo governo, a média mensal de atendimentos foi ampliada para 40%, enquanto nos exames o aumento foi de 132%, em 2018.
Exames são feitos na própria unidade, com resultado emitido em uma hora, dependendo da classificação do paciente
A Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte de Macapá (UPA) tem sido um dos principais pontos de saúde procurados pelos amapaenses em situações de emergência. Para beneficiar os usuários da UPA, o Governo do Estado do Amapá (GEA) investiu na instalação de novos equipamentos, contratação de servidores e ampliou espaços como a sala vermelha, ouvidoria, e, recentemente, implantou um necrotério, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE).
De acordo com o diretor da UPA, Rafael Dantas, a contratação de servidores para trabalhar na parte laboratorial, como farmacêutico e bioquímico, foi um dos principais motivos que alavancaram a demanda de exames em 132%. No ano passado, a média mensal de exames era de 960, e atualmente a UPA da Zona Norte realiza o quantitativo de 2.300 exames por mês. Além disso, houve também uma aumento de 40% com relação ao número de atendimentos. Em 2017, a média mensal era de 7.116, e nos últimos meses o número aumentou para 9.700 atendimentos.
“Esses números são reflexo da qualidade de atendimento humanizado, pois, graças às ampliações feitas pelo governo, podemos atender toda essa demanda. Agora, em junho, também teremos a implementação do aparelho de raio x e a contratação de um novo pediatra que irá otimizar ainda mais nossos serviços", anuncia o diretor.
A paciente Crislene Moraes, sempre que precisa de atendimento de emergência, procura a UPA da Zona Norte. "Sou sempre bem recebida nesta unidade, o atendimento é rápido, o espaço é amplo e me sinto confortável", descreve Moraes.
Nos meses de abril e maio, o governo implantou o necrotério, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), onde evita eventos adversos na assistência aos pacientes, e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), para notificações das doenças compulsórias. Esses núcleos permitem melhor comunicação entre a equipe médica, onde promove uma assistência de qualidade livre de negligências e imprudências.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!