Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Reorganização da rede de saúde para crianças e adolescentes é tema de Seminário

Participam cerca de 200 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), educação e de outros segmentos sociais. Evento acontece até quinta-feira.

Por Redação
25/06/2018 19h22

Profissionais de diversas áreas discutem medidas de fortalecimento das políticas de saúde voltadas às crianças e adolescentes

O fortalecimento da rede municipal de saúde foi tema na abertura do I Seminário Estadual de Políticas Públicas Integradas de Saúde na Infância e Adolescência, na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório do Museu Sacaca.

O seminário irá reunir, até o dia 28, cerca de 200 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), educação e de outros segmentos sociais que trabalham diretamente com a população na faixa etária de 0 a 18 anos.

O seminário pretende ouvir dos profissionais da atenção básica, que é de responsabilidade dos municípios, os problemas históricos da rede que acabam afetando o atendimento da rede de média e alta complexidade. Os profissionais serão capacitados segundo as diretrizes e eixos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a área.

No primeiro dia o tema abordado foi a “Implementação dos Princípios, Diretrizes e Eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)”, que discutiu medidas de sucesso usadas para garantir um desenvolvimento saudável desde o nascimento até a primeira infância, com incentivo ao aleitamento materno para a diminuição do índice de mortalidade infantil no Estado.

“É muito importante que os profissionais estejam apropriados das políticas nacionais, como a PNAISC; ela traz esses princípios e diretrizes que vão nortear todo o processo de trabalho e de planos municipais de atenção à saúde da criança. Ela que via organizar e conduzir o processo de trabalho dessas equipes sejam médicos, enfermeiros, psicólogos e equipes multidisciplinares”, explicou a consultora da área técnica da saúde da criança do MS, Simone Eineck.

O objetivo é que atuando em conjunto, seja possível amplificar ações de prevenção, evitando o sobrecarregamento da rede de saúde que atende crianças e adolescentes no Amapá, trabalhando, assim, na prevenção, e não no tratamento das doenças.

A secretária ajunta de atenção à saúde do Amapá, Hely Costa, destacou a importância do Governo do Estado estar trabalhando essa causa para mudar a visão dos profissionais e um modelo que dá prioridade a prevenção e promoção para qualificar o atendimento de alta e média complexidade.

“Quando fazemos isso, economizamos, já que os recursos aplicados na base são muito menores em termos de valores, e com uma amplitude maior, inclusive, dando acesso qualificado a essa criança e esse adolescente para, de fato, aqueles que precisam. Vamos tratar de questões muito básicas de qualidade de vida, hábitos saudáveis, porque eles precisam ser educados desde a primeira infância, fortalecendo essa visão na adolescência para que a gente tenha, de fato, um adulto saudável e ciente”, finalizou a gestora.

Programação

No dia 26, o tema será “Seminário Estadual de Saúde Sexual e Reprodutiva para Adolescente: porque saúde é um direito de todos”, que vai falar sobre as questões e tabus envolvendo a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, bem como o acesso desse público aos serviços de saúde. O objetivo é desenvolver políticas públicas específicas para criar um protocolo de atendimento estadual para o adolescente.

Na quarta-feira, 27, o tema será o “Tratamento do Fumante na Rede do SUS no Estado do Amapá”. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já desenvolve ações de prevenção e combate ao tabagismo, desde que uma pesquisa de 2015, do Ministério da Saúde, mostrou que 18,9% dos jovens amapaenses de 11 a 17 anos já tinham experimentado o cigarro.

No último dia serão dois eventos, no Museu Sacaca será o Seminário para Proteção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, para tratar da obesidade, da não atividade física, e mostrar o panorama de como está a situação no Amapá quanto a esses fatores de risco nessa população.

Simultaneamente, no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep), acontecerá a “Oficina do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos: Incentivar, Proteger, Apoiar e Promover a Saúde e a Segurança Alimentar Dessa População”. Os participantes serão capacitados pelos técnicos do Ministério da Saúde sobre o guia. Também haverá uma roda de discussão para falar das diversidades locais, para criar uma identidade amapaense no guia, com alimentos regionalizados para atender a segurança alimentar dessa faixa etária da população.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Políticas de Atenção da Sesa, com o apoio do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Centro de Apoio Educacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP/MP).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!