Estado entrega equipamentos e reduz fila de espera por reabilitação
Desde setembro cerca de 450 pacientes já foram beneficiados com cadeiras de rodas, próteses, bengalas, andadores e muletas
Iomar Araújo, 42 anos, foi um dos pacientes cadastrados e beneficiado com a cadeira de rodas
Nesta terça-feira, 20, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) beneficiou 170 pacientes cadastrados no Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL). Até o final do ano, serão entregues 600 equipamentos, como cadeiras de rodas padrão, motorizadas, monobloco e banho, além de próteses, bengalas, andadores e muletas.
De acordo com o Diretor do Creap, Amaury Barros, a intenção é que todos os pacientes da fila de espera sejam beneficiados até o final do ano.
“Hoje temos uma fila de espera, porém com todas as doações, iremos conseguir beneficiar todas as pessoas que estão cadastradas, inclusive com cadeiras motorizadas para tetra e paraplégicos”, destacou o diretor. Segundo ele, a expectativa é que, em 2019, todos que realizarem cadastro já saiam automaticamente com equipamento.
De acordo com Barros, as pessoas que necessitam participar do programa devem comparecer ao Creap com encaminhamento médico que aponte as limitações de locomoção. “Aqui no Centro, fazemos a avaliação e o cadastro desse paciente para que ele possa ser beneficiado. Todos os equipamentos precisam vir sob medida, pois é importante que os pacientes sintam-se confortáveis”, explicou.
O paciente paraplégico, Iomar Araújo, de 42 anos, sente-se agradecido por ter recebido sua cadeira de roda, pois a antiga precisava ser trocada e estava com defeitos. “A cadeira de rodas é de extrema importância para a nossa independência, pois, sem ela, não podemos nos locomover, e muitas pessoas com necessidades especiais como a minha não têm condições financeiras de adquirir um equipamento como este, por isto, sou extremamente grato por fazer parte dessa instituição”, declarou Ivomar.
Carlos Rafael Oliveira, de 26 anos, também foi beneficiado com uma cadeira de rodas que irá auxiliá-lo em sua independência. “A cadeira de rodas é como se fosse uma roupa para mim, não posso sair sem. Fico extremamente feliz em ser um dos beneficiados, pois ela possibilita minha liberdade e autonomia em locomoção”, agradeceu.
O OPMAL
O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde. Parte do recurso para compra de materiais é oriunda do Governo do Estado e de emenda parlamentar. Além disso, em setembro, o Creap recebeu doações do projeto social da Igreja do Senhor Jesus Cristo dos Últimos Dias, com cerca de 600 cadeiras de rodas, sendo que desse total já foram entregues 270, porém até o final do ano todas serão entregues para os pacientes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!