Governo reforça a segurança no comércio com ações integradas na Operação Papai Noel
Este ano, além da PM/AP, outras instituições atuam para fortalecer a segurança em todo Estado. Ação acontece de 29 de novembro a 6 de janeiro.
Policiamento ostensivo e preventivo atuará em três turnos diferentes
Com a chegada das festividades de fim de ano, cresce o movimento nas áreas comerciais de todo Estado. Para reforçar a segurança da população nesses locais e assegurar o pleno funcionamento da economia, a Polícia Militar do Amapá (PM/AP) deu início a mais uma edição da Operação Papai Noel na última quinta-feira, 29.
Trata-se de um policiamento ostensivo e preventivo que atuará em três turnos diferentes fortalecendo o policiamento de todo Estado até o dia 6 de janeiro de 2019. Segundo a PM/AP, serão disponibilizados cerca de 190 policiais militares, por dia, durante a Operação a Papai Noel, além do efetivo ordinário. Isto é, aquele que já estaria de serviço independente de qualquer ação específica.
O capitão Iram Andrade dos Santos é chefe da Divisão de Planejamento e Operações da Diretoria de Operações da PM/AP. Ele explica que a ação deste ano tem um diferencial. "Todos os anos, apenas a Polícia Militar realizava a Operação Papai Noel. Desta vez, resolvemos convidar outros órgãos para somar forças e, garantir mais segurança aos cidadãos", disse.
Dessa forma, além da PM/AP, fazem parte da Operação Papai Noel instituições como a Polícia Civil; o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen); o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP); equipes da Lei Seca, do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal (GCM), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP).
"Nós analisamos o planejamento para o fim de ano de cada uma dessas instituições e fizemos adequações para que a Operação [Papai Noel] aconteça de forma integrada. Assim, esperamos a diminuição da criminalidade nestas áreas", detalhou o capitão. Ele acrescentou que a ação conjunta fortalece a segurança neste período de final de ano, quando há um aquecimento da economia e maior circulação de pessoas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!