Operação Boas Festas pericia produtos da ceia de Natal
Fiscais do Ipem visitaram oito estabelecimentos de Macapá e coletaram 290 produtos, de 22 marcas diferentes; resultado sai na quinta-feira, 13.
Estão sendo periciados produtos como panetones, vinhos, frutas cristalizadas e castanhas
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) começou a periciar 290 produtos que costumam compor a ceia natalina, entre eles, panetones, vinhos, frutas cristalizadas e castanhas, de 22 marcas diferentes. A perícia iniciou nesta terça-feira, 11, e o resultado deve ser divulgado na quinta-feira, 13.
Os produtos foram coletados nos dias 3 e 4 de dezembro durante a Operação Boas Festas, em oito estabelecimentos comerciais de Macapá. “O objetivo é verificar se esses produtos não apresentam diferenças de pesos em relação ao descrito nas embalagens, e evitar que o consumidor seja lesado na compra do produto”, frisou a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/AP, Layana Jung,
Layana acrescentou que se trata de uma operação realizada todos os anos e que esses produtos apresentam baixo índice de irregularidades. Ela ressaltou que, em 2017, nenhum produto foi reprovado.
Caso algum produto apresente irregularidade e seja reprovado, o fabricante será autuado e terá dez dias para apresentar defesa no Ipem/AP. “O fabricante também estará sujeito à penalidade como advertência ou multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão”, alertou a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Instituto.
Os produtos que estão sendo analisados e que não forem retirados do Ipem pelo fabricante, serão encaminhados para doação às instituições sem fins lucrativos cadastradas no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!