Altas temperaturas devem prevalecer nos próximos dias no Amapá
A ausência de chuvas, o tempo seco e altas temperaturas em toda região têm favorecido as queimadas em áreas de vegetação e floresta.
A ausência de chuvas, o tempo seco e altas temperaturas em toda região têm favorecido as queimadas em áreas de vegetação e floresta. O Estado registrou um recorde de incêndios nas últimas semanas, com variação de 400 a 600 focos a cada três dias.
Os focos de incêndio podem acontecer por diversas causas, especialmente por conta de fazendeiros e agricultores que ateiam fogo para 'limpar a área' e realizar o plantio ou devido às altas temperaturas que facilitam a origem e propagação do fogo.
Todas as manhãs a capital amanhece sob fumaça. O problema pode ser observado em diversos pontos da cidade. A fumaça cinzenta e densa dificulta a respiração, além de prejudicar a visibilidade em ruas e avenidas da capital.
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) têm fiscalizado as áreas em que ocorrem os crimes ambientais, na tentativa de identificar os responsáveis pelo ato criminoso. Os pontos são monitorados pelo Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá e controlados pelas equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Acompanhe a previsão do tempo
Nesta quinta-feira, 26, o dia deverá amanhecer com céu parcialmente nublado a claro na maioria dos municípios do Estado. Não há previsão de chuvas, prevalecerá um dia de forte incidência de sol, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e poucas nuvens.
Em Macapá, Santana, Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem alcançar os 30 km/h, as temperaturas deverão oscilar entre 25ºC e 35ºC e a umidade relativa deverá variar entre 60% e 90%. As marés baixas deverão ocorrer às 11h17 e 23h30, com 0,3 m de altura, as marés altas deverão ocorrer às 03h15 e 15h53, com 3,2 m de altura
Na sexta-feira, 27, o dia deverá amanhecer com céu claro e poucas nuvens na maior parte do Estado. O sol forte deverá prevalecer. Em Macapá, Santana, Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem chegar aos 30 km/h, as temperaturas deverão oscilar entre 24ºC e 34ºC e a umidade relativa deverá variar entre 60% e 90%. As marés baixas deverão ocorrer às 12h04 e 00h11, com 0,3 m de altura, as marés altas deverão ocorrer às 04h02 e 16h38, com 3,2 m de altura.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!