Primeiro dia de Feirão Natalino reúne empreendedorismo e atividades culturais em Macapá
Evento acontece nos dias 21, 22 e 23, em frente à Casa do Artesão. Objetivo é proporcionar lazer e cultura, além de incentivar o empreendedorismo local
O Feirão Natalino faz parte do projeto Celebra Amapá que visa colocar a população em clima de Natal e Ano Novo
O clima tradicional das festividades de fim de ano tomou conta da orla de Macapá nesta sexta-feira, 21, durante o primeiro dia do Feirão Natalino. A ação se estende até domingo, 23, e traz uma programação voltada às famílias, além incentivar o empreendedorismo. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e acontece em frente à Casa do Artesão – espaço que voltou a funcionar em 7 de dezembro, após ser totalmente revitalizado pelo Governo do Amapá.
O Feirão Natalino faz parte do Celebra Amapá - projeto do governo do Estado cujo objetivo é colocar a população no clima de Natal e Ano Novo.
A abertura do Feirão Natalino incluiu peça teatral, apresentações culturais e contou com a chegada do Papai Noel que distribuiu bombons para as crianças. A secretária da Sete, Maraína Martins, explicou que são 65 empreendedores atuando no espaço onde o público pode encontrar artesanato, artes plásticas, trabalhos manuais, além de gastronomia.
“Assim, nosso objetivo é oferecer opções de cultura e lazer às famílias. Ao mesmo tempo, queremos oportunizar renda aos empreendedores e mostrar aos amapaenses e aos turistas o artesanato e a gastronomia local”, disse a gestora.
A empreendedora Raimunda Coutinho, 50 anos, conheceu o artesanato em 2008 e, há dois anos, começou a atuar profissionalmente no setor. Ela aproveitou o Feirão Natalino para divulgar seus produtos que remetem à cultura afrobrasileira como os turbantes coloridos, brincos e as abayomi - bonecas feitas de pano que representam a cultura negra.
"Eventos como esse garantem uma renda a mais no fim do ano e são uma vitrine para que as pessoas possam conhecer o meu trabalho", conta Raimunda.
A estudante Johanna Queiróz, 20 anos, é dona da Maria Brigadeiro, empreedimento que criou para manter os custos com a faculdade. Durante o Feirão Natalino, ela trouxe doces de coco, chocolate, uva e de queijo e goiabada. "Apenas nas primeiras horas, já consegui vender uma boa quantidade de doces. A expectativa é que as vendas aumentem no fim de semana", disse a jovem.
Cultura e lazer
Quem visitou o primeiro dia de Feirão Natalino pôde acompanhar a peça teatral "Um Natal Diferente", interpretada pelo grupo Encenarte Companhia de Teatro. A encenação envolveu o público e muitas crianças que assistiam o espetáculo foram convidadas pelos atores para participar.
O Feirão Natalino também trouxe a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) que apresentou canções clássicas do Natal. O público ainda pôde assitir grupos de marabaixo e shows musicais.
A dona de casa Miriam Bastos, 56, anos, é moradora da zona norte de Macapá e levou os netos Aiury, 12 anos, e Jonas, 6 anos, para assistir a peça teatral. "Vim comprar brinquedos com meus netos aqui perto e soube da programação, por isso resolvi trazê-los. Acho que é importante proporcionar às crianças esses momentos de reflexão e diversão", disse a dona de casa.
O Feirão Natalino continua no sábado, 22, e domingo, 23, entre às 17h e às 22h, com mais programação voltada às famílias e incentivo ao empreendedorismo. Para garantir a segurança do público, o evento conta com a presença da PM/AP.
Programação
22/12 (sábado)
Local: Casa do Artesão – Rua Azarias Neto, Centro
17h – Som mecânico
20h – Desfile com peças artesanais
21h – Jeane Sousa e Tanaka Viola
22h – Encerramento
23/12 (domingo)
Local: Casa do Artesão – Rua Azarias Neto, Centro
17h – Som mecânico
19h – Apresentação de Toada (Grupo Guerreiros Waiana)
19h30 – Desfile com peças artesanais
20h – Show com Edinelson Saudade
21h – Show com Escola de Samba Piratas da Batucada
22h - Encerramento
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!