Motoristas amapaenses já podem adquirir versão digital do CRLV
Versão eletrônica está disponível para proprietários de veículos licenciados a partir de 2018; Amapá é o 9º Estado a adotar a ferramenta.
Versão digital foi apresentada pelo diretor-presidente do Detran/AP, Inácio Maciel
Depois da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é a vez do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ganhar oficialmente uma versão digital para ser acessada via smartphone. A partir desta sexta-feira, 11, os motoristas amapaenses poderão portar a versão eletrônica do documento, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O Amapá é o 9º Estado do país a adotar a ferramenta.
De acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Inácio Maciel, o CRLV digital (ou CRLVe) terá o mesmo valor legal do documento em papel, mas a sua emissão tem uma condição óbvia: o veículo precisa estar devidamente regularizado.
“Para cadastrar o CRLV é preciso que o dono do veículo esteja em dia com pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas para ter acesso ao documento eletrônico”, frisou o gestor.
O aplicativo para uso da versão digital é o mesmo da CNH digital. Por armazenar ambos os documentos, o Serpro (entidade responsável pelo desenvolvimento e manutenção) mudou o nome do app para Carteira Digital de Trânsito.
Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital, que estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário. Para ser adicionado, exige-se a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível a exportação do documento em arquivo PDF para utilização de terceiros. “O usuário pode, por exemplo, compartilhar essa documentação com a esposa, o filho ou outras pessoas que utilize o veículo, pois o documento possui uma assinatura digital”, explicou o diretor-presidente.
Segundo dados do Detran, cerca de 1.300 condutores já utilizam a CNH Digital no Amapá desde o seu lançamento em maio de 2018. Maciel reforça que apesar de não ser obrigatório, com a emissão da nova carteira, os motoristas podem apresentar o documento de porte obrigatório, tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. “Nossa intenção é lançar campanhas educativas para incentivar o usuário a utilizar a ferramenta, que dará mais comodidade e segurança para a fiscalização e para o próprio proprietário”, ressaltou.
Como obter
Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há essa condição para se emitir o documento do veículo digital. Além disso, o procedimento pode ser realizado pelo cidadão integralmente no ambiente do aplicativo, sem necessidade de comparecimento ao Detran. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018.
Quem já possui instalado no celular o aplicativo CNH Digital, não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado automaticamente para a Carteira Digital de Trânsito, desde que a opção de atualização automática, esteja selecionada no dispositivo móvel.
Para ter acesso ao CRLV Digital, o usuário deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Os que ainda não possuem a CNH Digital podem fazer o download gratuito do aplicativo, nas lojas Google Play e App Store, e fazer o cadastro no próprio aplicativo para ter acesso ao CRLV Digital.
Passo a passo
Para o usuário que já possui a CNH Digital:
- Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo;
- Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Para o usuário que não possui a CNH Digital:
- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponível no Google Play ou Apple Store;
- Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
- Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!