Militares aprimoram práticas de ensino para atuação nas escolas de Gestão Compartilhada
Parte do que está sendo repassado aos policiais e bombeiros será compartilhado com os professores destas instituições de ensino.
Capacitação está ocorrendo no Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Comando-Geral da PM/AP, em Macapá
Começou na segunda-feira, 21, e segue até o dia 2 de fevereiro, a capacitação de 50 militares, entre policiais e bombeiros, que desenvolvem suas atividades nas três escolas de Gestão Compartilhada Militar com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), sendo duas em Macapá e um em Santana. Oficiais que não atuam em escolas militares também estão participando.
A capacitação que acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Comando-Geral da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), em Macapá, tem como objetivo, manter a qualidade do trabalho desenvolvido pelos militares nas escolas e aprimorar as técnicas utilizadas por eles durante as atividades desenvolvidas dentro das instituições de ensino. Serão duas semanas, em tempo integral, totalizando 155 horas/aulas.
“O que diferencia esta capacitação das outras é que, nesta, estamos trabalhando desde a metodologia de pesquisa, sendo obrigatória a entrega de um artigo ao final do curso. Há, também, disciplinas como pedagogia sistêmica, teorias cognitivas, planejamento e prática de ensino, além de técnicas de atuação e evacuação, em caso de algum sinistro e, primeiros socorros”, destacou a instrutora do curso e coordenadora pedagógica das escolas militares da PM/AP, Geni Frota. Ela ressaltou que, parte do que está sendo repassado aos militares será compartilhado com os professores das escolas durante a semana pedagógica.
Para o tenente Leandro Cruz, que também é diretor da Escola de Gestão Compartilhada Militar Afonso Arinos, do município de Santana, a capacitação ajuda a aprimorar o trabalho dos militares que visam proporcionar um ensino de qualidade aos alunos atendido pelas instituições.
“Como já temos experiência de uma outra gestão, a gente buscou levar o que deu certo [na Antônio Messias] para a Afonso Arinos. Analisamos o que foi trabalhado e, com isso, buscamos melhorar cada vez mais nossa atividade”, frisou o militar referindo-se à atuação dele como diretor adjunto na Escola de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias, em Macapá.
A mudança no comportamento dos alunos, o desempenho escolar e a participação dos pais, são alguns pontos positivos apontados pelo tenente Leandro Cruz em relação ao modelo de ensino implantado na Escola Afonso Arinos.
“A gente percebe que o trabalho está no caminho certo quando a maioria dos pais ou responsáveis destes alunos passam a acompanhar e participar da vida escolar deles. Isso é fruto de uma construção que envolve a comunidade escolar com as famílias”, destacou o diretor, acrescentando que 86% dos responsáveis de alunos da Afonso Arinos, vem participando desse processo.
Nesta sexta-feira, 25, acontece a formatura da primeira turma do nono ano da unidade de ensono em Santana. O evento está marcado para às 17h na Praça Cívica do município. A formatura das escolas Antônio Messias, que compartilha a gestão entre Seed e PM/AP e Risalva Freitas do Amaral, que tem gestão compartilhada entre Seed e Corpo de Bombeiros (CBM/AP), ocorreu nos dias 4 e 10 de janeiro, respectivamente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!