Estado já garantiu ascensão profissional a 1.385 bombeiros militares desde 2015
Nesta sexta-feira, 25, foram formados 147 cabos combatentes. Governo investiu mais de R$ 3,9 milhões em aquisição de novas viaturas, nos últimos quatro anos.
Para Waldez Góes, os investimentos em recursos humanos representam maior fortalecimento do sistema de segurança pública do Amapá
Nesta sexta-feira, 25, o Governo do Estado do Amapá (GEA) consolidou a oportunidade de ascensão profissional a mais 147 servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). Os novos cabos combatentes se somam a outros 1.238 oficiais e praças promovidos desde 2015 pelo Estado. Para o governador Waldez Góes, os investimentos em recursos humanos representam maior fortalecimento do sistema de segurança pública do Amapá.
Compromisso
Góes frisou que sempre foi compromisso da gestão, não contingenciar recursos ou investimentos na Defesa Social e Segurança Pública. Mesmo na crise, foram continuados os investimentos em recursos humanos, infraestrutura e tecnologia. Como exemplo, o governador mencionou a Lei de Organização Básica da corporação, sancionada em 2018, que era um anseio antigo da corporação e, que foi construída com a participação efetiva da classe.
“Os investimentos vão continuar porque é um anseio da sociedade e um compromisso firmado pelo governo. Para este ano, temos um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros e já estamos articulando mais recursos para prosseguir com as entregas. Assim, a sociedade continuará bem servida como quer e merece, por militares qualificados e motivados”, destacou Waldez Góes.
Valorização
O comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho, lembrou que, de 2015 até este dia 25 de janeiro, o Estado oportunizou ascensão a 1.385 militares da corporação, entre oficiais e praças. Coelho pontuou, ainda, que nos últimos quatro anos, mesmo em meio à crise, a corporação recebeu mais investimentos em infraestrutura, equipamentos e veículos do que em anos anteriores.
“Foram mais de R$ 3,9 milhões em aquisição de novas viaturas, entre veículos Auto Bomba Tanque, Auto Tanque, Auto Bomba Salvamento e picapes. Além de novos quartéis, equipamentos, piscinas para treinamento, nos últimos quatro anos. O Estado vem dotando a corporação de todos os mecanismos necessários para bem servir a sociedade”, registrou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia e economicidade
Desde janeiro de 2018, conforme explicou o coronel Wagner Coelho, a corporação adotou um sistema EAD para a utilização em cursos e demais qualificações da corporação. Desde então, mais de 800 mil folhas de papel deixaram de ser impressas. Somente no Curso de Formação de Cabos, foram mais de 50 mil papeis economizados.
“Assim, garantimos que todos os alunos acessem os conteúdos e apostilas, geramos economia ao Tesouro Estadual, facilitamos o uso futuro de Sistemas de Protocolo Digital do Estado, como o E-Doc; e ainda, contribuímos para a preservação do meio ambiente”, considerou o coronel Wagner Coelho.
Novos cabos combatentes
O Curso de Formação de Cabos finalizado nesta sexta-feira teve início em outubro de 2018, com a oferta de 150 vagas. A turma recebeu o nome de Ilana Pereira, em homenagem a uma soldado bombeiro militar que faleceu, recentemente.
Do total de vagas disponibilizadas, 105 homens e 42 mulheres militares do CBM/AP finalizaram o curso, após terem passado por treinamentos de salvamento aquático, na selva, combate a incêndio, dentre outros. A carga horária foi de 1.080 horas/aula, com 20 disciplinas e estágios operacionais, além de trabalhos científicos para a conclusão do curso.
O cabo recém formado, Gerllyson Oliveira, foi o primeiro colocado no Curso de Formação. Ele contou que serve a corporação há 5 anos, e que se sente reconhecido.
“É uma oportunidade ímpar na nossa carreira e, para mim, felicidade ainda maior em ter sido o primeiro colocado. O curso teve um alto grau de dificuldade, com instrutores e monitores comprometidos. Superei as dificuldades, absorvi muito conhecimento e estou pronto a servir a sociedade da melhor forma possível”, comemorou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!