Amapá integra discussão internacional sobre segurança no trânsito
Profissionais da CVS participam, até quinta-feira, 19, da II Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, em Brasília
Profissionais do Grupo de Atividade e Monitoramento de Agravos Externos (Gamafe), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), participam, até quinta-feira, 19, da II Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, em Brasília, evento promovido pelo governo federal e pela instituição Road SafetyBrazil, que começou nesta terça-feira, 17.
A meta do evento é organizar propostas para cumprir o tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado de “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, que envolve 150 países, incluindo o Brasil, num esforço conjunto para a redução em 50% dos acidentes de trânsito no mundo até 2020.
Entre as intenções da conferência estão: fortalecer o gerenciamento da segurança no trânsito e aprimorar a legislação e a fiscalização, assim como promover ações para requerer vias mais seguras e o uso de meios de transporte sustentáveis. Além de recomendar ações para proteger os usuários vulneráveis das vias; promover o uso de veículos mais seguros; aumentar a conscientização e desenvolver as capacidades dos usuários; melhorar a resposta pós-acidente e serviços de reabilitação; e fortalecer a cooperação e a coordenação para a segurança no trânsito global.
“Nossa participação é para fortalecer as ações do projeto Vida no Trânsito no Amapá. Estamos nesta conferência com o objetivo de reduzir as mortes e lesões graves e promover a paz no trânsito. Os dados são importantes para conhecer o perfil dos acidentes e das vítimas e subsidiar as ações através da intersetorialidade, sejam elas educativas ou repressivas”, explicou Cristiane Monteiro, técnica do Gamafe.
O Gamafe é responsável pela consolidação dos dados dos atendimentos aos acidentes e vítimas de trânsito realizados pelos órgãos e entidades parceiras que compõem o Observatório do Trânsito em Macapá como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), dentre outros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!