Obras da saúde são prioridades do Governo do Estado do Amapá
As reuniões de avaliação entre os representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Infraestrutura (Seinf) ocorrem semanalmente.
A continuação das obras no setor da saúde foram discutidas durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no Palácio do Setentrião. Durante o encontro, foram apresentados avanços em nove obras do setor e a regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em seis municípios.
As reuniões de avaliação entre os representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Infraestrutura (Seinf) ocorrem semanalmente. O objetivo é dar celeridade às obras do setor que estão entre as prioritárias do governo.
A equipe montada para dar encaminhamento aos trabalhos apresentou relatório apontando os avanços em nove obras do setor. O Centro de Nefrologia de Santana, por exemplo, está em processo de finalização. Com a entrega dessa obra, será possível atender até 50 pacientes renais crônicos. O local será equipado com 15 máquinas de hemodiálise. Atualmente, apenas o Hospital de Clínicas Alberto Lima oferta o serviço.
No Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), as obras que iniciaram no primeiro semestre estão bem avançadas. Com a ampliação, serão disponibilizados 240 leitos.
O governador do Estado, Waldez Góes, pediu que a obra da Maternidade de Parto Habitual seja retomada e concluída o quanto antes, pois com isso serão reduzidos 40% dos atendimentos na Maternidade Mãe Luzia, que também está incluída no plano de obras.
Estão contemplados ainda o Hospital de Clínicas Alberto Lima, Central Reguladora do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Hospital de Laranjal do Jari e as Unidades de Pronto Atendimento da Zona Sul de Macapá e de Laranjal do Jari. “Após algumas pendências burocráticas, como o hospital de Santana, que precisou de uma nova licitação, podemos agilizar essas obras”, afirmou Marcos Jucá, secretário adjunto da Infraestrutura.
No plano também foi inserida a regulamentação do Samu nos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Tartarugalzinho, Mazagão, Amapá, Porto Grande e Calçoene. De acordo com a Seinf, as obras estão prontas e aguardam agora os equipamentos. “Estou enviando uma equipe para visitar esses municípios e finalizar esse processo. Logo estaremos com o serviço em pleno funcionamento nessas localidades”, garantiu o chefe do executivo.
Mais de R$ 75 milhões estão sendo investidos na saúde em todo o Estado dentro do Plano de Investimento em Infraestrutura. Ao todo são 11 eixos de atuação que acumulam o investimento de mais de R$ 1 bilhão em obras de diversos seguimentos. Além da melhoria no atendimento à população, o andamento das obras gera mais emprego na construção civil, são cerca de 700 postos de trabalho em vários municípios.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!