Polícia Civil deflagra Operação Themis para resguardar direitos da mulher
Estão sendo cumpridos 50 mandados de prisão em 12 municípios; prisões são de pessoas que cometeram crimes contra as mulheres.
Até o momento já foram cumpridos 32 mandados de prisões
Na manhã desta sexta-feira, 8, a Polícia Civil do Amapá deflagrou a Operação Themis para cumprir 50 mandados de prisão em 12 municípios do Estado. Apenas as cidades de Serra do Navio, Itaubal do Piririm, Cutias do Araguari e Pracuúba não estão na mira da operação. As prisões são de pessoas que cometeram crimes contra mulheres, principalmente, relacionados à Lei Maria da Penha.
Até o momento já foram cumpridos 32 mandados de prisões. A operação só deve ser encerrada no fim do dia. “Escolhemos o Dia Internacional da Mulher para deflagrar essa operação porque entendemos que a mulher conquistou seu espaço na sociedade e deve ter seus direitos resguardados. E é isso o que queremos garantir”, justificou o delgado-geral de Polícia Civil, Uberlândio Gomes.
Em Macapá, as ações são coordenadas pela Delegacia de Captura e pelo Núcleo Operacional de Inteligência (NOI).
Themis
A Polícia Civil batizou a operação com o nome de Themis, para fazer alusão a uma deusa grega da Justiça e da lei. “Esse gesto mostra à sociedade que o empoderamento feminino deve se manter firme e que todas as mulheres tenham a devida proteção da lei”, reforçou o delegado-geral Uberlândio Gomes.
Violência contra Mulheres
Dados do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) mostram que, em 2018, as ações preventivas e repressivas realizadas pelos órgãos de segurança do Amapá, reduziram os crimes de violência contra a mulher, comparados com os de 2017. Enquanto 2017 registrou 8.187 casos, 2018 contabilizou 7.859.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!