Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mês da Mulher: Feira reúne artesanato, lazer e saúde

Como parte da programação ‘Março Mulher’, artesãs de todo o Amapá se reuniram para comercializar os produtos e praticarem o bem-estar.

Por Redação
16/03/2019 17h15

Mulheres puderam expor e comercializar seus produtos na feira organizada pela SEMP

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realizou neste sábado, 16, no espaço da SEPM, em Macapá, a Feira Mulheres Criativas. Vendas de peças artesanais, atendimento médico, assistência social, psicólogos e empoderamento feminino fizeram a programação especial, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A feira faz parte do Projeto “Mulher Você é Uma Estrela”, que está na 3ª edição dentro da programação “Março Mulher”. O evento também contou com atendimentos psicossocial e jurídico, um aulão de dança de salão e sorteios.

A secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Wellen Azevedo, afirma que o objetivo está sendo cumprido. “Durante todo o mês estamos trabalhando em parceria com diversas entidades para valorizar as mulheres. Respeito é o passo principal, pois as mulheres precisam de mais apoio, mais amor e menos machismo”, ressalta a gestora.

A feira teve como objetivo valorizar as mulheres artesãs dos Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) e Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), dando oportunidade para venderem os produtos que confeccionam. Suellem Quaresma, 38 anos, é uma dessas mulheres. Ela aprendeu o artesanato e confecção de roupas após passar três anos presa. “Dentro da cadeia eu pude aprender e ter uma outra percepção da minha vida. Hoje, faço meus próprios produtos e consigo uma renda boa com meu artesanato”, afirmou Quaresma.

As oportunidades nos Camufs e Crams são para todas as mulheres, independente se são vítimas de violência ou não. No ano passado, foram mais de 12 mil atendimentos realizados em todo o Amapá.

Luciana Videira, 21 anos, é de Mazagão e foi apresentada ao Cram da sua cidade, que mudou sua vida. “Não fui vítima de abuso, mas sentia a falta de oportunidade na pele. Aprendi a confeccionar roupas, investi no aspecto religioso de minha cidade e hoje consigo sobreviver com a venda dos meus produtos”, relatou.

Nesse mês foi lançado o projeto “Cravo não brigue com a Rosa”, no município de Santana, e no dia 22 de março, será lançado em Macapá, com uma aula inaugural na academia do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Um projeto em que a mulher aprende a se defender de uma agressão, como no caso de Ana Maria Nascimento, 43 anos, que sofreu uma tentativa de estrangulamento pelo ex-marido.

“Fui violentada de diversas formas bem antes do estrangulamento, tive que buscar ajuda e fui muito bem recebida no Camuf. Consegui apoio psicológico e jurídico e hoje me sinto uma mulher livre, mais forte e empoderada com a missão de ajudar outras mulheres que passam por situações semelhantes todos os dias”, ressaltou. 

A feira contou com duas unidades móveis da SEPM e a parceria de várias entidades, órgãos e empresas como a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Exército Brasileiro, Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), CTMac, OAB Mulher, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e outros parceiros.

Ainda como parte das atividades do Mês da Mulher, no dia 29 de março acontecerá uma “tarde saudável” com aula de nutrição, avaliação médica, avaliação física, degustação de alimentos e aulas de dança. O serviço será oferecido às mulheres, também, na SEPM.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!