Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Defesa Civil monitora situação de alerta em dois municípios do Estado

Elevação do nível dos rios Jari e Araguari já provocou alagamentos em Laranjal do Jari e Ferreira Gomes. Estado acompanha a situação nas duas cidades.

Por Redação
14/05/2019 19h50

Em Laranjal do Jari, pelo menos um bairro já apresenta alagamentos por conta das fortes chuvas, que elevaram o nível do Rio Jari

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), está monitorando a elevação do nível dos rios Jari e Araguari, que banham os municípios de Laranjal do Jari e Ferreira Gomes. Por conta das fortes chuvas, as duas cidades já apresentam pontos de alagamento.

De acordo com o comandante-geral do CBM/AP e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Wagner Coelho, o nível do Rio Jari atingiu R$ 2,05 metros nesta terça-feira, 14, o que coloca as autoridades em estado de alerta.

“Por enquanto, o bairro mais atingido até o momento é Malvinas, com algumas casas já atingidas pelas águas, e com algumas famílias desalojadas, que são aquelas que deixam suas residências e se abrigam em casas de parentes. Ainda não há informações sobre desabrigados, mas já há locais disponíveis pelo município para receber essas famílias, caso seja necessário”, informou Coelho.

Em 2018, a cheia do Rio Jari atingiu oito bairros e afetou certa de 8 mil pessoas, o que levou a Prefeitura de Laranjal a decretar situação de emergência.

A Defesa Civil de cada município é responsável pelo monitoramento e primeiro atendimento às famílias afetadas por sinistros. O coordenador estadual da Cedec ressaltou que o Estado está preparado para o agravamento e segue acompanhando a situação para agir, se necessário.

Ferreira Gomes

Em Ferreira Gomes, o nível do Rio Araguari apresentou 3,20 metros na régua que monitora o nível das águas em frente à cidade, na manhã desta terça-feira. O bairro mais afetado é o Matadouro, onde uma família foi retirada da residência e está recebendo apoio da prefeitura.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!