Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá oficializa adesão ao Sistema Nacional de Igualdade Racial

Sistema é ferramenta para organizar e articular ações afirmativas e políticas públicas para superar as desigualdades raciais no Brasil.

Por Gabriel Penha
17/05/2019 16h41

Secretário da Seafro, Aluizo de Carvalho, diz que adesão do Amapá representa avanço nas políticas públicasSecretário da Seafro, Aluizo de Carvalho, diz que adesão do Amapá representa avanço nas políticas públicas

Agora é oficial. O Amapá é o Estado mais recente a aderir ao Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir). O Termo de Adesão e Compromisso foi publicado no Diário Oficial da União (DOE), na última quarta-feira, 15.

O sistema tem como foco principal a organização e articulação para garantir a implementação de políticas públicas de igualdade racial no Brasil. A adesão do Amapá ao Sinapir é resultado de um processo iniciado pelo governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro).

O secretário da pasta, Aluizo de Carvalho, comemora a aprovação do parecer técnico e posterior adesão ao sistema. Explica que esse é um marco no reforço das políticas executadas em nível local. “Com isso, ganhamos um novo diferencial, no que diz respeito a ações e projetos voltados para a igualdade racial a serem desenvolvidos e executados junto às comunidades amapaenses. É uma grande conquista para o povo negro do Amapá”, pondera Carvalho.

Instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), o Sinapir foi regulamentado pelo Decreto n° 8136/2013. O processo de adesão do Amapá tramitou no ano de 2018 e foi aprovado em 30 de abril deste ano, com sua oficialização através da publicação no DOU em maio.

O Sistema representa uma forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância. A adesão de Estados e municípios ao sistema contribui nos processos de criação ou fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual, levando a uma gestão descentralizada e democrática da política em nível nacional.

A secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Sandra Terena, destacou a importância da publicação. “A adesão dos estados ao Sinapir é fundamental para que as políticas públicas formuladas possam, de fato, alcançar seus fins. Nesse sentido, reiteramos a importância da participação dos Entes Federados”.

Segundo o coordenador-geral do Sinapir, Rodrigo Faria, a adesão do Amapá ao Sistema ratifica o seu compromisso com as políticas de promoção da igualdade racial. "A relevância da adesão justifica-se pela relevância dessas políticas no cenário nacional e particularmente nesse Estado cuja população negra, segundo o Censo IBGE 2010, corresponde a 73,9%”, afirmou. (Com informações complementares do site do MMFDH).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!