Translado de imagens de São Tiago e São Jorge anuncia festividade secular de mazaganenses
Comitiva foi recebida pelo vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, nesta segunda-feira, 15, no Palácio do Setentrião.
Translado começou no sábado, 13, e encerra nesta segunda-feira, 15, no fim da tarde
As imagens de São Tiago e São Jorge estão percorrendo órgãos públicos e residências de devotos para anunciar o início da festividade de São Tiago, que acontece entre os dias 16 e 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão. O translado começou no sábado, 13, e se encerra nesta segunda-feira, 15, no fim da tarde. Como todos os anos, o Palácio do Setentrião foi incluído na programação do translado e as imagens foram recepcionadas nesta manhã pelo vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, no Palácio do Setentrião.
A peregrinação das imagens faz parte das comemorações da festividade religiosa de São Tiago que, este ano, completa 242 anos. O cortejo foi acompanhado por um grupo com cerca de 30 pessoas, entre figurantes, grupo litúrgico, caixeiros e atiradores. Após uma breve oração, os guardiões da comitiva apresentaram o Vominê, uma dança que marca a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros, encenada no último dia da programação da Festa de São Tiago.
Em pronunciamento, o vice-governador Jaime Nunes falou sobre a representatividade das imagens dos santos para o Amapá e reafirmou o apoio do governo do Estado na realização da festividade. “É com muita alegria que recebemos as imagens de São Tiago e São Jorge e garantimos que o governo estará presente dando apoio para essa festa, fazendo ela crescer cada vez mais”, afirmou.
A devota de São Tiago, Joaquina Carmelita, 67 anos, acompanha a transladação das imagens todos os anos como forma de demostrar a fé pelo santo.
“Sou devota de São Tiago desde que nasci e sempre acompanho toda a festividade, desde a transladação até o ponto alto da festa. É uma fé que transpassa gerações para os mazaganenses”, frisou.
Como é tradição, todos os anos, o papel de São Tiago é encenado por um morador diferente da comunidade. Neste ano, o papel será interpretado por Paulo Neto, 30 anos, que aproveitou a oportunidade para convidar toda a população amapaense para participar do festejo.
“Como filho de Mazagão é uma honra representar São Tiago, aproveito para convidar todas as pessoas para conhecerem essa festa, que é hoje uma das maiores manifestações religiosas do nosso Estado”, ressaltou.A Festa de São Tiago
Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.
É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!