Menino Caldeirinha de 2019 teve a saúde restabelecida após promessa
José Tiago foi internado na UTI com 28 dias de vida. A mãe prometeu a São Tiago, que, se o filho melhorasse, seria o Menino Caldeirinha.
José Tiago tem 3 anos, e mora em Mazagão Novo
O pequeno José Tiago Amaral dos Santos, de 3 anos, será a figura do Menino Caldeirinha 2019, uma das mais proeminentes dentro das encenações da Festa de São Tiago. A interpretação da figura é fruto de uma promessa feita pelos pais, Eliazar Tiago dos Santos e Leosiane Rute Viana do Amaral. O casal mora em Mazagão Novo, sede do município.
José Tiago nasceu saudável, mas, com 28 dias de vida foi acometido por uma doença que o deixou em estado grave. Ele foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, diagnosticado com um quadro de bronquiolite – doença respiratória causada por vírus. O menino passou nove dias, e a situação se agravava.
“Minha esposa estava aflita. Pediu para que nos pegássemos em São Tiago, para que restabelecesse a saúde do nosso filho. Depois que foi feita a promessa, com poucos dias, ele saiu do hospital com a saúde restabelecida. Até hoje, é uma criança saudável. Assim, procuramos a organização da festa para que ele faça a figura, em pagamento dessa grande graça alcançada”, lembra o pai do menino.
A mãe diz que a fé foi determinante para a recuperação do filho naquele momento.
“Foi um momento de desespero mesmo. A saúde dele se agravou e ele foi internado na UTI e eu entrei com ele. Naquele dia, eu me ajoelhei e fiz essa promessa, que, se meu filho saísse de lá com saúde, faria o possível para que ele fosse o Menino Caldeirinha”, emociona-se a mãe, Leosiane.
De acordo com o enredo da Festa de São Tiago, o Menino Caldeirinha é sagrado rei dos mouros, mesmo ainda sendo criança. Ele assume o trono do pai, o Rei Caldeira, morto após consumir comida envenenada, numa contraofensiva dos cristãos, durante o baile de máscaras. No dia 25 de julho, durante o Círio, ele aparece conduzido pelo seu amo, papel similar ao de um cuidador.
A Festa de São Tiago
Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.
É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!