Sessões de cinema no Hemoap ajudam a minimizar o estresse de crianças em tratamento
Projeto 'Cine Hemoap' quer melhorar a rotina de pacientes pediátricos do Hospital da Criança e do Adolescente e as que fazem tratamento no Hemoap.
Gabriel das Mecias, de 10 anos (na ponta), realizou o sonho de assistir a uma sessão de cinema
Uma iniciativa simples, de transformar o auditório do Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (Hemoap) em uma sala de cinema, está ajudando na realização de um sonho comum entre crianças que estão internadas no Hospital da Criança e do Adolescente e as que fazem tratamento no hemocentro.
O projeto “Cine Hemoap”, que ainda está em fase experimental, teve sua primeira edição na sexta-feira, 09, e já mostrou resultados. Os pequenos pacientes são levados para o Hemoap, onde assistem a sessões de cinema, muitos, pela primeira vez.
O passeio ajuda a minimizar o estresse da internação e contribui para a qualidade de vida dessas crianças, algumas, em tratamento há quase um ano.
A ideia do projeto surgiu através de um sonho do paciente Gabriel das Mecias, de 10 anos. Internado no Hospital da Criança e do Adolescente, ele desejava ir ao cinema. Por conta do tempo em que está hospitalizado, o pequeno foi diagnosticado com depressão. Para contribuir na recuperação do garoto, a médica Luciana Quadros, que faz o acompanhamento de Gabriel, teve a ideia de proporcionar uma sessão de cinema a ele.
Segundo ela, além de garantir momentos de entretenimento para a criança, a novidade ajuda no avanço da recuperação e reabilitação de muitos pacientes pediátricos.
"Hoje, está sendo um dia muito especial para mim, não tinha vontade de fazer mais nada, e, agora, pela primeira vez, vou conseguir realizar o meu sonho, que era assistir ao filme dos ‘Vingadores’", comemorou Gabriel.
Para a oncohematolgista Luciana Quadros, o “Cine Hemoap” tem o enfoque terapêutico, e a proposta é realizar as sessões mensalmente, com enquetes para que as crianças escolham o filme de sua preferência.
"Nosso objetivo é interagir com essas crianças, ajudá-las, para que o tempo em que elas estão em tratamento passe mais rápido", reforçou a médica.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!