Primeiro conselheiro do marabaixo quer trabalhar ouvindo a comunidade
Fábio Souza foi eleito com 52 votos para representar o segmento marabaixo dentro do Conselho Estadual de Política Cultural.
Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cléverson Baía, e o novo conselheiro Fábio Souza
Ouvindo a comunidade! É assim que Fábio Souza, o primeiro conselheiro eleito para ocupar a cadeira do marabaixo dentro do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) pretende trabalhar. O marabaxeiro representará o segmento nas discussões, pautas e viabilização de políticas públicas para disseminação da cultura em todo o Amapá.
Morador do bairro Laguinho e neto do mestre em plantas medicinais, Sacaca, Fábio nasceu e foi criado dentro da cultura marabaixeira. Ele integra o grupo Marabaixo da Juventude, pelo qual foi indicado para concorrer à vaga.
“Ser o primeiro conselheiro do marabaixo é uma satisfação. Vou ouvir as comunidades para viabilizarmos políticas para o segmento e disseminarmos o marabaixo, não só no Amapá, mas, também, em todo o Brasil”, falou o conselheiro eleito.
Fábio foi eleito com 52 votos de delegados escolhidos pelos grupos e associações, no dia 30 de agosto, para o biênio 2019/2021. O nome do conselheiro, agora, segue para nomeação.
Reconhecimento
O marabaixo é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em junho deste ano, o governador Waldez Góes assinou o projeto de lei aumentando o quantitativo de membros do conselho, criando a vaga do marabaixo, dando mais participação e autonomia para a manifestação cultural amapaense.
O conselho
O Conselho Estadual de Política Cultural é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que integra o Sistema Estadual de Cultura, com a função de elaborar, acompanhar, executar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura estabelecidas no Plano Estadual de Cultura (PEC).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!