GEA fortalece políticas para mulheres com marcha contra o feminicídio em Tartarugalzinho
Marcha antecedeu a inauguração de uma nova secretaria municipal de política para as mulheres
Marcha reuniu aproximadamente 500 mulheres, entre estudantes, servidores municipais, servidores do judiciário local
Com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Para as Mulheres (SEPM), o Governo do Amapá ajudou a consolidar o avanço do segmento no município de Tartarugalzinho, a 230 km de Macapá. Estado e Prefeitura promoveram uma programação especial nesta sexta-feira, 27, para a entrega de um novo órgão que iniciará a política de inserção delas no mercado de trabalho e ações para o enfrentamento à violência contra a mulher no município.
A programação girou em torno da inauguração da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM) – cuja cerimônia de entrega ocorreu no fim da tarde após a Primeira Marcha Contra o Feminicídio de Tartarugalzinho.
A SEPM e a SMPM fizeram a mobilização para a marcha, que chamou a atenção da população. O órgão articulou a ida de mulheres de várias localidades e bairros do município, como Cedro, Lago Novo, Casas Populares, bairro Ayrton Senna, entre outros. As manifestante puderam conhecer a sede da nova secretaria e participarem da marcha, que reuniu aproximadamente 500 mulheres, entre estudantes, servidores municipais, servidores do judiciário local. O prefeito Rildo Oliveira também caminhou junto com elas.
Do bairro Ayrton Senna, ativista, radialista da localidade e já conhecida dos movimentos sociais de mulheres e também da secretaria estadual, Katiane Marques, comemorou o novo órgão: “Ter um órgão dentro do município faz toda a diferença para nós que motivamos e ajudamos essas mulheres a muito tempo”, resumiu.
A secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Renata Apóstolo, destacou que assumiu a pasta com a determinação do governador Waldez Góes de reestruturar e fortalecer as políticas para mulheres no interior do Estado.
“Objetivamos a construção das relações não só com a formação do órgão municipal, mas também com essas mulheres ativas nos movimentos, por isso a participação delas é tão importante. O Estado precisa se fazer mais presente nos municípios e é este posicionamento que estamos adotando, queremos apoiar no que nos compete e no que for possível, com mobilização, com serviços, atuação de nosso corpo técnico, para que a mulher também seja assistida no interior e que elas saibam que não estão sozinhas e podem contar conosco”, enfatizou a secretária durante a inauguração.
Ela adiantou que a partir do mês de novembro, várias marchas com temas de combate à violência contra a mulher ocorrerão no estado todo, incluídas no dia 16 dia de Ativismo, ação global da sociedade civil.
Neste contexto, o município de Tartarugalzinho saiu na frente com a inauguração da Secretaria Municipal de Mulheres, que será gerida por Luciane Gomes.
Para Renata Apóstolo, o novo órgão em Tartarugalzinho pode motivar outras gestões municipais a implementar uma secretaria destinada às mulheres, dando suporte e incluindo-as em ações e políticas públicas. “Muitas moram em localidades mais distantes e às vezes não conseguem ter acesso ou nem sabem como proceder”, justificou ela.
A equipe da secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres, não foi sozinha. Também estava presente em Tartarugalzinho, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mary Sales, e mulheres dos movimentos sociais de Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!