Regularização de 11 pistas de pouso beneficiará aldeias indígenas amapaenses
Trabalho topográfico será executado pelo Governo Federal, com apoio do Estado, através de aeronaves, equipamentos de topografia e equipe técnica.
Anúncio foi feito durante encontro em Macapá
O levantamento topográfico de 11 pistas de pouso em áreas indígenas amapaenses iniciará no dia 14 de outubro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3, pela secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Silvia Waiãpi, que esteve em Macapá, reunindo com o governador do Amapá em exercício, Jaime Nunes.
O trabalho topográfico possibilitará a regularização das pistas que são essenciais para levar serviços, como saúde e educação, aos indígenas. O levantamento será feito pelo Governo Federal, com o auxílio do Estado, que vai garantir apoio, com aeronaves, equipamentos de topografia e equipe técnica. A secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sandra Terena, também participou do encontro.
As pistas de pouso que serão regularizadas atenderão às áreas de indígenas de: Parapará, Pururé, Kumarumã, Ananapiré, Kumanê, Xiuxuiumene, Matawaré, Santo Antônio, Yawa, Urunai e Kuxaré, localizadas no município de Oiapoque e no Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque (que abrange o Amapá e o Norte do Pará).
Sílvia Waiãpi explicou que os povos indígenas necessitam de assistência específica, para tanto, pistas de pouso regularizadas são essenciais, por isso, será feito o trabalho de regularização.
“Nesse momento, nossa principal temática é o acesso à saúde, e, isto, não pode ser oferecido sem um local específico e seguro, tanto para transportar equipamentos e profissionais, quanto para o atendimento dos indígenas”, frisou Waiãpi.
Para a secretária Extraordinária de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (Sepi), Eclemilda Macial, a homologação das pistas é uma forma de facilitar o acesso dos indígenas às políticas públicas já existentes.
"O Governo do Amapá já oferece serviços de educação e de saúde aos povos indígenas. Com as pistas regularizadas, teremos melhores condições para continuar garantindo essas políticas", ressaltou.
Jaime Nunes falou que a ação é essencial para que o Amapá avance nas políticas públicas oferecidas aos indígenas.
“A partir da homologação das pistas, poderemos canalizar esforços e recurso que ofereçam a esses povos um atendimento ainda melhor. Nós vamos atuar em conjunto, e acreditamos que, em um curto prazo, teremos um resultado positivo”, frisou.
O encontro também contou com a participação de equipes de governo e da deputada estadual Marília Góes, que representou a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
Cooperação
Sílvia Waiãpi e Sandra Terena estão no Amapá com o objetivo de pactuar acordos, como o Termo de Cooperação assinado com o Estado para combater a malária em áreas indígenas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!