Amapá recebe 110 equipamentos para Unidades de Terapia Intensiva da capital e do interior
Profissionais de saúde são capacitados para manipular novos monitores e desfibriladores; aparelhos foram doados pelo Ministério da Saúde.
Treinamento dos profissionais de saúde acontece em Macapá
Técnicos da empresa de dispositivos médicos Lifemed deram início aos treinamentos de manuseio dos novos monitores multiparâmetros e desfibriladores cardíacos doados ao Amapá pelo Ministério da Saúde. A doação aconteceu por meio do programa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). O treinamento é direcionado a profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intesiva (UTIs), salas vermelhas e semi intensivas, onde os aparelhos serão instalados.
Ao todo, o Estado recebeu 70 novos monitores e 40 desfibriladores. Os equipamentos são produzidos no Brasil por meio da PDP estabelecida entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a empresa de dispositivos médicos Lifemed, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Ministério da Saúde.
Após o treinamento das equipes e o tombamento dos equipamentos como patrimônio do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fará a distribuição das máquinas entre as unidades de saúde, incluindo a rede de hospitais e as Unidades Mistas de Saúde (UMS) dos municípios do interior.
Para a superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Juliana Sarmento, com os aparelhos será possível a ativação de novos leitos e a abertura de novas salas de terapia intensiva.
"As unidades já estão sendo organizadas para a ativação desses novos leitos e salas. No caso do Hospital de Emergência, em Macapá, será possível a abertura de dois serviços: a sala vermelha e a uma unidade coronariana destinada a pacientes com cardiopatia", explicou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!