Capacitação para surtos de doenças respiratórias
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS), oferece entre os dias 20 e 24 de junho uma oficina de Capacitação em Investigação de Surto de Doenças de Transmissão Respiratória e Imunopreveníveis. O curso visa capacitar profissionais para identificar e notificar doenças respiratórias e controlar possíveis surtos epidemiológicos.
O curso vai reunir profissionais da Vigilância em Saúde do Estado, de hospitais públicos e particulares, dos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e Macapá.
O treinamento busca conferir maior habilidade aos profissionais de saúde dos diversos níveis de atenção no desenvolvimento de atividades no âmbito da vigilância epidemiológica, incluindo aspectos: clínico epidemiológico, diagnósticos, prognóstico, tratamento, medidas de controle individual e coletivas. Além de instrumentalizar as Vigilâncias para detectar e controlar surtos oportunamente, alimentar e analisar os sistemas de informação e preparar profissionais para serem multiplicadores.
A capacitação também busca aperfeiçoamento no tocante às atividades de investigação de surtos, elaboração de relatórios e boletins sobre sarampo, rubéola, síndrome da rubéola congênita, varicela, influenza, meningites, coqueluche, tétano, difteria e poliomielite.
Sugestão de entrevistado: Silvia Maués (chefe da Divisão Epidemiológica da CVS).