Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

I Seminário Sobre Prevenção ao Suicídio

Por Da Redação (SECOM)
23/09/2016 14h30
Abertura: 23/09/2016 14h30
Encerramento:
Local: Ueap - Av. Presidente Vargas, 650, Centro - Macapá
Endereço:
Contatos: Diego Diniz (981207961)

Um levantamento divulgado pelo IBGE lançou um alerta sobre Macapá em 2013: foi constatado, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que a cidade possui uma média de 6,63 suicídios a cada 100 mil habitantes, uma taxa que supera em mais de um ponto a média nacional, de 5,01/100mil, o que faz do suicídio a quinta causa de morte mais comum no Estado.

Com o objetivo de explicar métodos de identificação de sintomas e prevenção ao suicídio, a Unidade de Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza na próxima sexta-feira, 23, o I Seminário Sobre Prevenção ao Suicídio, com o tema "Precisamos falar sobre isso". O evento ocorre a partir das 14h30, no auditório central da Ueap, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 650, Centro.

A palestra será a apresentação da tese de doutoramento do psicólogo Prof. Dr. Washington Brandão. Em 2015, Brandão defendeu a tese "Comportamento suicida: sociedade, assistência e relações comportamentais" na Universidade Federal do Pará (UFPA), trabalho com o qual se destacou e obteve doutorado. "Existe uma relação entre as dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - de renda, longevidade e educação - com as taxas de suicídio", explica o psicólogo, que salienta para a importância dos profissionais da área se atualizarem nos manuais e políticas públicas que enfatizam sobre a prevenção e condução dos casos.

SETEMBRO AMARELO – Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Por isso, foi lançada no mundo todo a campanha Setembro Amarelo, mês em que vários monumentos históricos ganharam iluminação amarela para chamar a atenção da população para o tema do suicídio e sua prevenção. No Brasil, órgãos e entidades públicas engajam-se em divulgar as formas de prevenção. O seminário marca a contribuição da Universidade do Estado do Amapá à campanha.

As inscrições para o evento serão gratuitas e a participação dará direito a certificado. Para mais informações, os interessados devem enviar e-mail para Talyta Pontes, técnica em apoio pedagógico da Ueap, pelo endereço talyta.pontes@yahoo.com.br.