Seed assina Termo de Fomento com Apae/Macapá
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) assina nesta sexta-feira, 14, às 9h, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Macapá.
Com a medida, o Governo do Estado do Amapá garante reforço financeiro de R$ 1,337 milhão, para a instituição que realiza atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual múltipla ou transtorno global de desenvolvimento, na capital amapaense. As unidades da Apae de Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Santana, também serão contempladas, mas os termos serão assinados na próxima semana.
O benefício, que vai custear pagamento de pessoal e manutenção da instituição, terá o prazo de vigência de 4 meses, a partir da assinatura. Em contrapartida, a Seed já está executando um plano de trabalho para apoio financeiro à instituição em 2017.
O documento foi elaborado pela assessoria técnica da secretaria e aprovado pela Procuradoria Geral do Estado, com análise do Plano de Trabalho apresentado pela instituição. A Seed ficará responsável pelo monitoramento e avaliação de cumprimento da parceria.
A Apae/Macapá é uma instituição sem fins lucrativos e sem orçamento próprio, que atende 325 alunos, proporcionando atendimento educacional e ambulatorial assistencial. Sua manutenção é garantida através de órgãos públicos como o Governo do Estado do Amapá e doação da comunidade.
A instituição desenvolve um trabalho social voltado para crianças, jovens, adultos e idosos, com deficiências múltiplas, físicas, intelectuais e Síndrome de Down que, em sua maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social e filantrópica.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes (governador do Amapá)
Goreth Sousa (secretária de Estado da Educação)