Governo do Estado lança Atlas Solar para potencializar a produção de energia fotovoltaica no Amapá
Nesta segunda-feira, 26, o Governo do Estado, em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, lança o primeiro Atlas Solar do Amapá para potencializar a produção de energia fotovoltaica na região. O projeto conta recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre.
A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do Estado para promover a diversificação das matrizes energéticas e a exploração responsável da energia renovável no Amapá, priorizando a melhoria da qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente com a redução dos impactos das mudanças climáticas.
O atlas é uma ferramenta para identificar as possibilidades de produção de energia solar, com informações sobre a radiação da luz do sol e a produtividade energética de uma região. No total, foram instaladas estações em Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Tartarugalzinho e Ilha de Maracá-Jipioca.
Ainda na ocasião, será lançada a pedra fundamental para a construção do Instituto Margem Equatorial, que será o polo de conexão para o desenvolvimento sustentável da Região da Margem Equatorial Brasileira, área que vai da costa do Rio Grande do Norte à do Amapá.
Sugestão de entrevistados:
Clécio Luís, governador do Amapá
Davi Alcolumbre, senador do Amapá
Bruno Eustáquio, diretor da Eletrobras