Com apoio do Governo do Amapá, Ciclo do Marabaixo 2025 celebra o centenário de Tia Biló em Macapá
Gabriel Penha: (96) 99196-8835
Cláudio Rogério: (96) 99141-8420
O Governo do Amapá e os festeiros coordenadores dos grupos culturais promovem o lançamento oficial do Ciclo do Marabaixo 2025, na quarta-feira, 9. Neste ano, a programação tem como tema o centenário de Benedita Guilherma Ramos, a Tia Biló, matriarca do marabaixo do Laguinho e falecida em 2021, aos 96 anos.
O evento inicia no "Sábado de Aleluia", em 19 de abril e segue até o “Domingo do Senhor”, em 22 de junho. As rodas de marabaixo serão realizadas nos barracões Associação Raimundo Ladislau, Associação Zeca e Bibi Costa, Santíssima Trindade da Casa Grande, União Folclórica de Campina Grande, Berço do Marabaixo, Marabaixo do Pavão e Raízes da Favela Dica Congó.
Pelo terceiro ano consecutivo, também é aberta a Central do Ciclo do Marabaixo, espaço montado no Centro de Cultura Negra, no Laguinho. Nos dias 11 e 12 de abril, o local será uma vitrine do que os grupos realizam nos barracões durante o Ciclo.
Para este ano, também serão anunciados dois eventos esportivos, a primeira edição do projeto “Marabaixando entre Versos e Ladrões pelas plataformas digitais", o lançamento de uma revista e um documentário através do projeto “Pretas do Marabaixo", e um edital de credenciamento das festas tradicionais de marabaixo.
Sugestão de entrevistados:
Clécio Luís, governador do Amapá
Clícia Vieira Di Miceli, secretária de Estado da Cultura
Josilana Santos, diretora-presidente da Fundação Marabaixo
Coordenadores dos grupos e associações culturais (festeiros)