Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Suriname, Governo do Amapá busca estratégias de combate à malária na fronteira

Plano para a prevenção em regiões de fronteira foi elaborado por grupo de trabalho formado por Amapá, Suriname, e Guianas Francesa e Inglesa.

Por Redação
06/11/2019 19h59

Criação do Centro Internacional de Vigilância em Saúde no Platô da Guianas foi um dos encaminhamentos do encontroCriação do Centro Internacional de Vigilância em Saúde no Platô da Guianas foi um dos encaminhamentos do encontro

Representando o Governo do Amapá, o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, participou, em Paramaribo, no Suriname, da reunião regional “Malária em populações migrantes móveis”.

O encontro aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro Cultural Brasil-Suriname da Embaixada do Brasil, no país localizado no Platô das Guianas, e teve como objetivo estabelecer cooperação regional para prevenção e gestão da malária em populações prioritárias e consideradas de risco, como as de garimpo.

Do evento, participaram a coordenadora do Ministério da Saúde do Suriname e do Programa de Malária, doutora Helene Hiwat; o representante da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Oscar Mesones Lapouble e; o embaixador do Brasil no Suriname, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; além de representantes do Fundo Global para eliminação da Malária, e autoridades da Guiana Francesa e Guiana Inglesa.

Entre as proposições resultantes da reunião transfronteiriça, estão: a formação de força-tarefa de trabalho conjunto visando o combate, o controle e posterior eliminação da malária; criação de uma plataforma compartilhada de fundos financeiros para eliminação da malária no Platô da Guianas; criação do Centro Internacional de Vigilância em Saúde no Platô da Guianas, com permanente fluxo de informações atualizadas e o monitoramento e resposta a emergências de saúde pública e; a continuidade e sustentabilidade do projeto Malakit, para prevenção da malária na população de garimpeiros móveis nas fronteiras dos países. 

“Queremos estabelecer uma estratégia regional para prevenção e controle da malária em populações prioritárias de risco. Especialmente, as populações migrantes transfronteiriças, entre as quais estão muitos garimpeiros. Por isso, a SVS, enquanto governo, fortalece esse tipo de atividade”, destacou o superintendente Dorinaldo Malafaia.

Malakit

O projeto Malakit é um estudo piloto que visa avaliar uma nova estratégia de controle da malária em pessoas que trabalham nos garimpos.

Esta estratégia é baseada na distribuição gratuita de kits de autodiagnóstico e de autotratamento da malária, tudo em uma embalagem inteligente, com um treinamento apropriado, nas bases de logísticas dos garimpeiros, repartidos ao longo dos rios-fronteira Maroni e Oiapoque.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: