Produtores de Porto Grande potencializam o extrativismo durante a 51ª Expofeira
Entre os produtos já industrializados pela comunidade estão a vela repelente de andiroba, tintura do pracaxi, pomada de andiroba e sabonete de fava.
Na comunidade Bom Sucesso, que fica às margens do rio Araguari, os produtores receberam nos meses de setembro e outubro um curso do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), que foi ministrado com o objetivo de aprimorar técnicas para a extração do óleo da copaíba, andiroba e fava. O design das embalagens foi elaborado e produzido pela Conservação Internacional (CI).
A extrativista Raimunda Ivonete Pantoja disse que a orientação do Iepa serviu para a comunidade visualizar melhor o potencial econômico das áreas de conservação ambiental habitadas por esses produtores rurais. “Nós vimos através do curso todo o potencial para a produção que estávamos perdendo dentro das nossas florestas”, destacou.
O engenheiro florestal do IEF, Rafhael Santana, explicou que a meta do projeto é garantir que essas comunidades tenham uma renda fixa, explorando de forma consciente as potencialidades da floresta.
“O objetivo foi ensinar aos moradores de comunidades ribeirinhas que ficam em áreas de conservação ambiental, como explorar economicamente a floresta sem causar danos ao meio ambiente, dando espaço para eles explorem e comercializarem seus produtos”, enfatizou.
Entre os produtos já industrializados pela comunidade estão a vela repelente de andiroba, tintura do pracaxi, pomada de andiroba, sabonete esfoliante de andiroba, sabonete de copaíba, óleo de andiroba e sabonete de fava.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!