Exposições de carros antigos faz parte da 51ª Expofeira do Amapá
Além dos veículos expostos, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer um pouco da história dos carros que marcaram épocas.
O clube, com dois meses de criação, apesar de recente já reúne relíquias capazes de levar o visitante a uma viagem através de modelos e histórias de seus colecionadores. Segundo Vantuiler Junior, presidente do clube, cada colecionador tem uma ligação sentimental com os veículos, seja em forma de lembrança de alguém próximo ou da vivência particular.
“A exposição é prazerosa e todo o trabalho da equipe vale cada minuto. Arrisco a afirmar que é um dos espaços mais visitados da feira. Existe também a identificação dos visitantes com os carros e suas épocas. A ligação com os carros é muito interessante, é um vício”, afirmou Vantuiler.
Alguns critérios devem ser cumpridos para ganhar o título de carro antigo, como, por exemplo, ter no mínimo 30 anos a partir da data de fabricação. Os modelos expostos vão desde o charmoso Rural Ford, de 1975, ao ímpeto Fusca, de 1969.
Para o presidente do Jeep Clube e colecionador de carros antigos, Manuel Gomes, conhecido como Mandi, não se pode deixar de falar do Jeep 1974, que foi produzido até o ano 1983 e tem como característica mais marcante, além do belo visual, o fato de ser um dos mais conhecidos veículos militares da Segunda Guerra Mundial.
O modelo já participou de uma expedição que percorreu do Oiapoque, município do Estado do Amapá, até o Chuí, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Mandi diz que foi com este modelo que aprendeu a dirigir, mais um motivo apontado por ele para tanto carinho demostrado ao falar dos veículos. Ele comenta também sobre o fusca, modelo que marcou muito sua vida, já que foi nele que iniciou sua carreira empresarial como taxista em 1987.
Outra relíquia que está presente no evento é o Simca Chambord, produzido entre 1958 a 1961. O modelo imitava os automóveis americanos produzidos na época e foi o primeiro automóvel de luxo a ser construído no Brasil. Simca Chambord é o nome de uma canção da banda brasileira Camisa de Venus, que fazia homenagem ao veículo.
Após a Expofeira o calendário de exposições do Clube do Carro Antigo do Amapá segue com previsão para mostra no Amapá Garden Shopping, na primeira semana de dezembro. Os interessados em fazer parte do Clube devem realizar a filiação, os veículos vão passar por uma revisão. Para mais informações entrar em contato pelo número: 96 99112-7000.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!