Visitantes são orientados sobre doenças renais na 51ª Expofeira
O setor de Nefrologia do HCAL foi convidado pela empresa Equinócio para, juntos, alertarem aos visitantes quanto à importância dos cuidados com os rins.
No stand, enfermeiros e técnicos de enfermagem demonstram como ocorre a diálise e como a população deve agir para prevenir futuras doenças que poderão levar a insuficiência renal crônica. "Nosso intuito é esclarecer o que é a doença renal crônica e como podemos prevenir, principalmente para os pacientes hipertensos e diabéticos”, informou a coordenadora da Nefrologia, Leila Silva.
A hemodiálise é um procedimento em que uma máquina assume a função dos rins e remove as toxinas e o excesso de água do organismo. Leila ainda lembrou que o serviço de diálise do Estado é um dos poucos a oferecer os capilares de uso único, que diminuem os riscos de infecções nos pacientes.
Atualmente, o HCAL possui 36 máquinas de hemodiálise que atendem diariamente 210 pacientes, distribuídos em três turnos com atendimentos de segunda a sábado. Por mês o setor realiza em média 2,5 mil sessões de hemodiálise por mês.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!