‘Vai melhorar minha vida’, diz uma das 20 pacientes do Creap que recebeu aparelho auditivo
Aparelhos foram personalizados para atender a necessidade de cada um dos pacientes, que recebem orientações sobre os cuidados e manutenção do equipamento.
Em 2019 foram entregues mais de 700 aparelhos auditivos, a previsão é que em 2020 o número aumente para 900.
Nesta quinta-feira, 30, foi feita a entrega de 40 aparelhos auditivos para 20 pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), que realizaram o sonho de recuperar a capacidade de ouvir
Os dispositivos foram adquiridos através de uma parceria entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e Ministério da Saúde, por meio do Programa de Conservação Auditiva. Em 2019 foram entregues mais de 700 aparelhos auditivos, a previsão é que em 2020 o número aumente para 900.
A fonoaudióloga do Creap, Thaís Basto, explicou que os aparelhos foram personalizados para atender a necessidade de cada um dos pacientes, que recebem orientações sobre os cuidados e manutenção do equipamento, que, se bem conservado, pode ser usado por até 5 anos.
“São aparelhos modernos que conseguem se adaptar facilmente a vários ambientes. Ainda existe preconceito com o uso do aparelho. Tentamos mostrar para o paciente que é igual um óculos; assim como quem tem dificuldade para enxergar precisa usar óculos, quem tem dificuldade auditiva precisa usar aparelho”, disse a fonoaudióloga.
Para identificar a perda auditiva dos pacientes, o Creap passou a ofertar em 2019 exames de emissões alto acústicas, imitanciometria e o bera, este último, inédito na rede pública do Amapá. A oferta de novos exames foi possível a partir da aquisição de equipamentos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Uma das beneficiadas com a entrega dos aparelhos foi Lidiane do Socorro, após sequelas de uma toxoplasmose prejudicarem a sua audição há três anos, ela acredita que o equipamento irá melhorar a sua qualidade de vida.
“Não sei nem o que dizer, estou muito feliz, é muito gratificante. Por conta da minha perda auditiva não consigo emprego, sentia o preconceito das pessoas. Vai ajudar a melhorar a minha vida e o meu convívio social. É um presente de começo de ano muito bom”, comemorou.
Como ser atendido?
As consultas e exames fonoaudiológicos são agendados no Creap, localizado na rua Tiradentes, n° 1597, toda quarta-feira, de 8h às 12h. É necessário ter em mãos o encaminhamento médico, documento de identificação com foto do paciente, cartão do SUS e comprovante de residência.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!