Os cuidados com a rede elétrica no período do Carnaval
Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), acidentes e irregularidades com a rede elétrica podem ser evitados seguindo orientações de segurança.
Trios elétricos e carros alegóricos animam as festas carnavalescas, mas também merecem cuidado redobrado. O percurso deve ser previamente informado para a Prefeitura e, também deve obedecer o afastamento mínimo lateral
O Amapá já se prepara para entrar em ritmo de Carnaval e, para que as comemorações aconteçam com segurança, principalmente em relação à rede elétrica, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) separou alguns cuidados para a época mais festiva do ano.
De acordo com o gerente socioambiental da companhia, Marconi Cruz, deve-se sempre respeitar a distância mínima de 1,5 metros em relação à rede elétrica, seja na instalação de palcos, palanques ou mesmo enfeites de rua.
“O afastamento mínimo evita o contato com a fiação, que pode acarretar em curto-circuito e choque elétrico. Os enfeites de rua também devem estar firmes, para que o vento não os arremesse contra a rede de energia”, orientou.
Trios elétricos e carros alegóricos animam as festas carnavalescas, mas também merecem cuidado redobrado. Seu percurso deve ser previamente informado para a Prefeitura e, também deve obedecer o afastamento mínimo lateral.
Os responsáveis por esses veículos também precisam estar atentos à altura do cabeamento de energia e das redes de comunicações, que ficam logo abaixo. O contato acidental pode comprometer toda a estrutura e causar acidentes aos foliões próximos ao veículo.
E para as pessoas que gostam de curtir o Carnaval em casa ou na vizinhança, a recomendação é não prender os enfeites nos postes, e ligações para a utilização de vários aparelhos numa só entrada e nem utilizá-los próximos a piscinas ou duchas. A ligação provisória de energia deve ser solicitada diretamente na CEA para que seja feita seguindo as normas de segurança e qualidade.
O brincante também precisa ter atenção com confetes e serpentinas. Esses enfeites podem possuir componentes metálicos que, se direcionados às redes elétricas, podem causar curtos-circuitos e acidentes.
Em casos de colisão de veículo com poste ou de contato do trio elétrico com a rede de energia, deve-se manter a distância dos cabos e do veículo. A ocorrência deve ser relatada ao Call Center da companhia, através do número 116, e também ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!