‘A Banda é um patrimônio cultural do povo amapaense’, diz Waldez
Governo do Amapá garante aparato de segurança e ações de saúde aos mais de 200 mil participantes do bloco.
A organização do evento estima a participação de 200 mil pessoas.
O governador Waldez Góes classificou A Banda como um patrimônio histórico e cultural do povo amapaense. O bloco carnavalesco completa 55 anos de existência em 2020.
Nesta edição, a organização do evento, a Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos - A Banda, estima a participação de 200 mil pessoas que, com muita irreverência, percorrem os seis quilometros de percurso pelas ruas e avenidas de Macapá.
"Muitas pessoas ajudaram a construir essa história, entre trabalhadores, empreendedores, imprensa, servidores civis e militares. A Banda é um momento de alegria e é educativa, porque ajuda no fortalecimento da nossa cultura, das nossas tradições, da nossa alegria e, sobretudo, na produção popular da nossa gente", frisou Góes, que, em reconhecimento ao apoio do governo dado ao evento, foi homenageado com uma comenda.
O governador comentou que a cada ano a mobilização no entorno da Banda cresce, o que requer ainda mais organização por parte do poder público. Por isso, o Governo do Amapá mobiliza o Bloco da Responsa, um verdadeiro aparato para garantir o bem-estar dos participantes.
São mais de 2000 servidores públicos atuando durante o percurso, entre eles, há 182 Bombeiros, 450 policiais militares e 50 policiais civis. Há, ainda, profissionais atuando em ações de saúde.
O Grupo Tático Aéreo (GTA) também faz sobrevoos nos locais.
Geração de Renda
Waldez acrescentou, ainda, que o carnaval amapaense também é uma oportunidade de geração de renda. Somente o governo gera 144 empregos diretos e 800 indiretos em todo o estado.
O gestor estadual também lembrou o empenho do governo para inaugurar o prédio d’A Banda, no Centro da cidade. Ele ressaltou que a estrutura permite que o bloco atue durante o ano todo através de projetos sociais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!