Enfrentamento ao COVID-19: setor científico disponibiliza laboratórios e equipamentos
Setec reuniu pesquisadores e instituições nesta terça-feira, 17, para alinhar informações e definir ações colaborativas.
Universidades darão apoio ao GEA e seus laboratórios para conter o avanço do coronavírus.
A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) reuniu nesta terça-feira, 17, representantes das instituições de pesquisa do Amapá para discutir ações de caráter colaborativo interinstitucional de enfrentamento ao COVID-19.
No encontro foi definido o trabalho coletivo de pesquisadores de diversas áreas, que consiste em análise de estatísticas da propagação do vírus, além do monitoramento que já é utilizado em outros países para prever dados.
Outro ponto definido foi o papel de colaboração em relação a equipamento e espaços de laboratórios, quanto em pessoal com informações científicas. Os resultados serão repassados ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP).
No Amapá não tem casos confirmados e antes da primeira notificação de suspeita o Governo do Estado iniciou o plano de contingência, que foi aprovado junto ao Ministério da Saúde.
Montado pelo governo, o COESP gerencia toda a crise do novo coronavírus, na coordenação de ações de prevenção, assistência em Saúde e comunicação oficial sobre o COVID-19.
Participaram da reunião pesquisadores das seguintes instituições:
- Setec
- Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS)
- Laboratório Central do Amapá (Lacen)
- Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa)
- Universidade do Estado do Amapá (Ueap)
- Universidade Federal do Amapá (Unifap)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!