Governo garante escoamento da produção rural durante pandemia de covid-19
SDR e representantes dos produtores iniciam diálogos para organizar a retomada das vendas presenciais nas feiras do Produtor e do Pescado.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) encontrou, durante o período da quarentena, uma alternativa para atender o agricultor do interior amapaense que não tem comercializado nas Feiras do Produtor de Macapá e Santana e na Feira do Pescado. Elas estão fechadas devido à pandemia de covid-19 e ainda sem data específica para a reabertura.
Há quatro meses, a SDR oferece um transporte que vai até as localidades rurais e traz a produção até Macapá, para que ela seja comercializada em miniboxes, supermercados e por empreendedores informais.
“Desde o início da quarentena a SDR assegurou o escoamento da produção rural. Os caminhões continuaram oferecendo o transporte e os produtores somente repassam os produtos aos comerciantes. De modo geral funcionou, pois, a grande maioria dos agricultores conseguiu se adequar e alguns até aumentaram suas vendas”, destacou o gestor da SDR, José Renato Ribeiro.
Reabertura com segurança
Com a reabertura de parte das atividades econômicas em alguns municípios amapaenses, a SDR e representantes dos produtores mantêm diálogos para organizar a retomada das vendas presenciais nas feiras do Produtor de Macapá e Santana, além da Feira do Pescado.
Para isso, estão sendo analisadas as atualizações dos boletins epidemiológicos sobre a circulação do novo coronavírus e já está em andamento a organização de um protocolo com uma série de medidas que serão adotadas para garantir a segurança de feirantes e clientes. Mesmo com todas essas ações ainda não há uma data específica para a reabertura dos espaços.
“Vamos seguir todas as recomendações do nosso Comitê Médico de Enfrentamento à covid-19. Ainda iremos buscar junto aos demais órgãos a desinfecção dos espaços; além de fazer um trabalho educativo com os produtores e exigir que todos usem mascaras e álcool em gel”, informou o secretário da SDR, José Renato.
Quando ocorrer a reabertura das feiras, umas das medidas que deverá ser adotada é a mudança na frequência de funcionamento dos espaços, além disso, o número de produtores dentro dos ambientes de venda deverá ser de apenas 40% do total. Também não será permitida a presença de crianças menores de 12 anos. As medidas valerão para todos os ambientes de feiras coordenados pelo Governo do Amapá.
As feiras do produtor de Macapá e Santana recebiam nos dias de funcionamento normal aproximadamente 431 produtores. Destes, 235 no Buritizal, 116 na feira do Jardim Felicidade e 80 em Santana.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!