Roda de conversa online aborda avanços e desafios das políticas públicas para pessoas acima de 60 anos
No Dia Nacional e Internacional do Idoso, live teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos para fortalecer a linha de cuidados com a terceira idade.
Um dos temas abordados foi a importância da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
No Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado nesta quinta-feira, 1º , a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) realizou uma roda de conversa online para discutir avanços e desafios da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
A live teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre os participantes para fortalecer a implementação da linha de cuidado integral da pessoa idosa no Amapá e reforçar a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) como parte de uma estratégia para o acompanhamento da população a partir de 60 anos.
O instrumento, fica com o idoso e tem o registro de todo o seu histórico - dados pessoais e familiares, condições de saúde e os hábitos de vida. Goreth Espíndola, responsável pela Area Técnica da Saúde da Pessoa Idosa no Amapá, explica que a caderneta é um instrumento valioso para o fortalecimento da linha de cuidado.
"Com base nesses dados, é possível traçar um perfil do usuário e então trabalhar ações de saúde na atenção primária para garantir um envelhecimento saudável para esta população", reforçou Goreth.
A caderneta pode ser obtida em Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Também foi abordado o fortalecimento de ações na atenção básica para o controle das doenças mais comuns na terceira idade, como a diabetes e hipertensão, para evitar consequências mais graves como o AVC, por exemplo, que podem levar o idoso à internação.
A live reuniu profissionais da saúde do estado e dos municípios e contou com a participação da apoiadora da Saúde da Pessoa Idosa para a região norte do Ministério da Saúde, Nubiara Braga.
População
De acordo com dados do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, atualmente no Amapá são 57,8 mil idosos, o que representa 7,8% da população. Conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2030 o número de idosos no Brasil será superior ao de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos. Sendo 41,5 milhões de idosos o que representa 18% da população e 39,3 milhões de crianças e adolescentes, 17% da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!