Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Amapá oficializa programa de incentivo pioneiro para pesquisadores com bolsa de produtividade 

Iniciativa inovadora na Região Norte é realizada pela Fapeap com recursos próprios e fortalece a valorização científica no estado.

Por Marcelo Guido
30/07/2025 14h45
Governo do Amapá celebra assinatura do termo cessão do programa Bolsa Produtividade em parceria com o o CNPq

Em uma cerimônia realizada na terça-feira, 29, o Governo do Amapá oficializou a assinatura dos termos de cessão do Programa Bolsa Produtividade, iniciativa inédita na Região Norte que reconhece o mérito acadêmico de pesquisadores doutores atuantes no estado. O incentivo busca estimular a produção científica local e consolidar o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.

A solenidade foi promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Sala de Reuniões da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), no bairro Jardim Marco Zero, em Macapá. O momento contou com a presença de autoridades estaduais, representantes do CNPq, pesquisadores contemplados e instituições parceiras.

Diretor-presidente Gutemberg Silva

“Celebramos um passo decisivo na valorização da ciência produzida no Amapá. O Governo do Estado demonstra, com esta iniciativa, seu compromisso real com a pesquisa e o conhecimento como ferramentas de desenvolvimento. Investir em nossos cientistas é investir no futuro do Amapá. É a primeira vez que um estado da Região Norte concede bolsas de produtividade científica com financiamento próprio. Isso mostra a coragem e a visão estratégica do Governo do Amapá em fortalecer a base científica local, promovendo oportunidades e impulsionando o protagonismo dos nossos pesquisadores no Brasil e no mundo”, ressaltou o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva.

O Programa Bolsa Produtividade é resultado da parceria entre a Fapeap e o CNPq e marca a primeira experiência, no Norte do país, de um programa desse porte financiado exclusivamente com recursos estaduais. Para o professor e pesquisador Sidney Lobato, do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a iniciativa representa um marco para a ciência regional. 

Professor Sidney Lobato, da Unifap

“Este é um momento importantíssimo para o Amapá. Representa o reconhecimento de que aqui também se faz pesquisa de qualidade. É uma oportunidade de fortalecimento individual e coletivo dos pesquisadores e pesquisadoras do nosso estado, e de alavancar estudos extremamente relevantes para a compreensão da realidade local. Sem financiamento, não conseguimos avançar. Por isso, é simbólico e necessário ver o Governo ao nosso lado”, comentou o Lobato.

Com a assinatura dos termos de cessão, os pesquisadores outorgados assumem o compromisso de executar os projetos conforme o plano de trabalho aprovado, realizar a gestão responsável dos recursos, apresentar relatórios técnicos e financeiros periódicos, divulgar amplamente os resultados com a devida identificação institucional e seguir as normas éticas e legais vigentes. 

A Fapeap será responsável pelo acompanhamento técnico, administrativo e financeiro dos projetos, podendo instituir comissão própria de fiscalização. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com o fortalecimento da pesquisa científica como instrumento de transformação social, econômica e cultural no estado.

Equipe da Fapeap com os pesquisadores beneficiados

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!